Inscrições do SiSU 2022/1 terminam hoje (18)

Prazo para quem fez o Enem 2021 se inscrever acaba às 23h59 desta sexta-feira.
Em 18/02/2022 00h30 Por Lorraine Vilela Campos

Oferta do SiSU é de 222 mil vagas para quem fez o Enem 2021
Oferta do SiSU é de 222 mil vagas para quem fez o Enem 2021
Crédito da Imagem: Brasil Escola
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O prazo para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022/1 termina às 23h59 desta sexta-feira, 18 de fevereiro, gratuitamente. Ingresso é exclusivo para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e não zerou a redação. 

Faça sua inscrição no SiSU 2022/1

As notas de corte do último dia já foram liberadas. Para passar em Medicina pela ampla concorrência é preciso ter, pelo menos 772 pontos de média.

Se você já se inscreveu e deseja mudar as opções de curso ou turno, por exemplo, o período também acaba às 23h59 de hoje (18). Após o período, o sistema não aceitará alterações.

Até as 17h da última quarta-feira, 16, o sistema havia recebido 1.635.335 inscrições de 852.213 candidatos. O número de inscrições é maior porque cada candidato pode se inscrever em até dois cursos.

O SiSU

A oferta do SiSU 2022/1 é de 222 mil vagas em 6.146 cursos, graduações que estão disponíveis em 125 instituições públicas de ensino superior.

Os candidatos podem se inscrever em até duas opções de curso/instituição/turno/modalidade de concorrência, na ordem de preferência. São modalidades de concorrência do SiSU:

  • Ampla concorrência: A ampla concorrência é destinada à população em geral, independente do local de estudo ou renda.

  • Lei de Cotas: As instituições federais são obrigadas a reservar no mínimo 50% de suas vagas para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro da reserva, existem oportunidades exclusivas para pretos, pardos e indígenas; alunos de baixa renda e pessoas com deficiência.

  • Ações afirmativas: Modalidade de cotas facultativa na qual a reserva de vagas fica a critério das instituições. Entram nelas, por exemplo, as oportunidades regionais, para reforma agrária, para pessoas com deficiência independente da trajetória escolar, quilombolas, ciganos e transgêneros. 

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fim da dupla classificação

Com a divulgação diária de notas de corte, os candidatos perceberam que o Ministério da Educação (MEC) estava fazendo a chamada "dupla classificação", ou seja, classificando os candidatos nas duas opções de curso para as quais eles se inscreveram, o que aumentava automaticamente a nota de corte. 

A dupla classificação costuma gerar reclamações dos estudantes já que não é possível se matricular em dois cursos ao mesmo tempo no SiSU e, por isso, dá um falso panorâmara e classificações fantasmas no momento das notas de corte e gera a desistência de candidatos. 

Após a reclamação, a parcial das notas de corte do primeiro dia foi atualizada pelo MEC e a dupla classificação foi retirada. Candidatos classificados na primeira opção de curso deixam de  ter sua classificação da segunda opção contabilizada. 

Resultado e Lista de Espera

O resultado do SiSU será divulgado em 22 fevereiro. Os convocados terão que fazer suas matrículas entre os dias 23/2 e 8 de março para garantir as vagas.

Quem não for convocado em nenhuma das opções de curso poderá manifestar interesse pela lista de espera do SiSU de 22 de fevereiro a 8 de março. A relação das manifestações será repassada às instituições em 10 de março e caberá à elas as chamadas posteriores.

Mais informações pelo site do SiSU e no edital.