O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) disponibilizou nesta terça-feira, 26 de novembro, o sistema de notas do Enem por Escola 2012. Estão presentes no sistema apenas as escolas que obtiveram no mínimo 50% de seus estudantes concluintes do Ensino Médio Regular participando de todas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio do ano passado.
Explicação do cálculo das notas
Entre as dez escolas com as melhores médias nas provas objetivas do Enem 2012, ou seja, sem contar a redação, cinco são de Minas Gerais, duas de São Paulo, uma do Rio de Janeiro, uma da Bahia e uma de Pernambuco. Nove são particulares e somente uma é pública, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Já entre as dez piores escolas presentes no sistema, todas são estaduais: duas no Acre; duas no Amazonas; duas no Pará; uma em Tocantins; uma no Paraná; e uma no Mato Grosso do Sul. As escolas com menos de 10 estudantes participantes do Enem 2012 não foram incluídas no sistema.
O Enem por Escola 2012 foi anunciado em entrevista coletiva do ministro da Educação, Aloízio Mercadante. Na ocasião, o ministro afirmou que o objetivo do sistema é exclusivamente pedagógico e não visa a formação de rankings. “Por meio deste sistema, a escola terá uma análise das notas para realizar intervenções. O nosso objetivo é pedagógico”, ressaltou o ministro.
As notas referentes ao Enem 2011 podem ser consultadas nesta página.
Por Adriano Lesme