O gabarito oficial do Enem 2023 foi liberado na noite desta terça-feira (14). As respostas das provas objetivas podem ser conferidas na página abaixo:
Assim como nas edições anteriores do Enem, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não deve aceitar recursos contra os gabaritos publicados. Mas, o ministro da educação, Camilo Santana, avisou no último domingo (12) que uma questão da prova de matematica será anulada.
Saiba mais: 2º dia do Enem 2023 - questão repetida que caiu em 2010 será anulada, afirma Camilo Santana
Inicialmente, o gabarito seria liberado somente no dia 24 de novembro, porém Santana informou, também no domingo, que as respostas seriam antecipadas para hoje.
O resultado do Enem 2023 será publicado no dia 16 de janeiro de 2024 na Página do Participante. Com a nota do exame, os estudantes poderão participar de programas de ingresso ao ensino superior, tais como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e Programa Universidade para Todos (ProUni).
Conforme o Edital do exame, o participante terá acesso ao espelho da redação em uma data que será divulgada posteriormente. Nesse mesmo dia, os treineiros também terão acesso às notas.
Como foi o Enem 2023?
O primeiro dia do Enem 2023 contou com 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas. Alunos consideraram a prova cansativa por ter muitos textos.
Os inscritos também produziram uma redação com o tema: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".
Leia também: Especialistas em educação elogiaram a prova do 1º dia do Enem 2023
No segundo dia do Enem 2023, realizado hoje, os estudantes responderam 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza. No geral, participantes consideraram a prova mais fácil do que a do primeiro dia.
Para mais detalhes, acesse o Edital.
Reaplicação do Enem 2023
O prazo para pedir reaplicação das provas do Enem 2023 começou ontem (13) e segue até a próxima sexta-feira, 17 de novembro.
Podem fazer a solicitação estudantes que tiveram algum problema no dia das provas, tais como doenças infectocontagiosas, problemas logísticos relacionados a desastres naturais, como também distâncias dos locais de prova superiores a 30 quilômetros da residência dos candidatos.
A reaplicação do Enem 2023 ocorrerá nos dias 12 e 13 de dezembro. Nessas datas também será a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL).