Estudar para o Enem é uma tarefa cansativa e, muitas vezes, repetitiva. Por isso, é interessante pensar métodos alternativos para evitar a exaustão mental, afinal é uma quantidade muito grande de conteúdos exigidos e nem sempre é possível realizar resumos, fazer exercícios e ler sobre todos.
Pensando nisso, conversamos com Sandro Vimer, coordenador pedagógico do Poliedro Curso, para conseguir indicações de podcasts que otimizarão seus estudos para o Enem 2024.
Quais podcasts ajudam com conteúdo para o Enem?
Para compreender melhor as atualidades, tema recorrente no Enem, o coordenador recomendou “O Assunto” e “Café da Manhã”, produzidos pelo grupo Globo e pela Folha de São Paulo, respectivamente. Os dois exemplos escolhem assuntos em alta e fazem uma apresentação dos dados relacionados ao tema, além de entrevistas com fontes essenciais para compreender a complexidade do tema abordado.
Os episódios têm em torno de 30 minutos e fazem uma construção narrativa que desperta o interesse do ouvinte e apresentam pontos de vista únicos. São ótimas opções para ouvir no trânsito, ou antes de produzir redações, a fim de contextualizar os assuntos que podem ser tema no Enem 2024.
Já para assuntos históricos, o “História em meia hora”, apresentado por Vitor Soares (professor de história) foi o mais indicado. Os episódios também têm 30 minutos de duração e apresentam um formato inovador, com recursos auditivos bem feitos.
Cada episódio escolhe um assunto ou uma personagem histórica e as fontes utilizadas para construção do texto ficam disponíveis na descrição do episódio.
O podcast “Xadrez Verbal”, produzido pela Central3, também foi recomendado pelo professor. São abordados temas de Geopolítica em um tom bem-humorado, mas ainda assim, com informações bem embasadas e discussões que se aprofundam nos temas.
Os episódios são mais longos, duram entre 3 e 4 horas. É uma boa opção para acompanhar jornadas longas de estudo, ou uma faxina em casa.
Para ciências exatas, Sandro comentou sobre o podcast "Ciência Suja", que trata de questões de ética e ciência. São apresentadas histórias de fraudes científicas que trouxeram prejuízos para a sociedade.
Também foi recomendado o programa “A Terra é Redonda” que apresenta conteúdos relacionados às ciências de uma forma geral e a questões ambientais. O apresentador é Bernardo Esteves, jornalista da Revista Piauí, e já está na segunda temporada.
Podcasts do Brasil Escola
Se você procura um podcast para te ajudar com uma matéria específica de forma descontraída, o Brasil Escola tem diversos produtos realizados por professores que podem te auxiliar nessa trajetória, confira lista de temas:
Podcasts que ajudam na redação
Há ótimas opções de podcasts para otimizar sua capacidade de interpretação e fortalecer os argumentos utilizados na redação do Enem, o coordenador destacou as seguintes opções:
-
Rádio Novelo Apresenta: Episódio com 50 minutos ou 1 hora com narrativas sobre questões sociais e culturais.
-
Ilustríssima Conversa: Episódios com 40 minutos que traz especialistas para abordar temas variados.
-
História Preta: Episódios com meia hora que mergulham em narrativas e influências da população negra na história do Brasil.
-
Mano a Mano: Os episódios variam entre uma hora e meia e três horas. O famoso rapper Mano Brown conversa com figuras ilustres sobre temas específicos e suas trajetórias.
-
Angu de Grilo: Episódios recheados de bom humor com duração média de uma hora e aborda questões sociais e contemporâneas.
-
451 MHz: Análises de temas da literatura e entrevistas com grandes escritores são desenvolvidos em episódios com durações de 40 minutos a duas horas.
Como estudar com podcasts para o Enem 2024?
Sandro forneceu algumas dicas sobre como os podcasts podem ajudar a sua preparação para o Enem 2024, confira:
“É importante reconhecer os podcasts como complemento ao estudo diário. É um momento para formar repertório e estabelecer relações entre os conteúdos estudados nos cursos e colégios e os temas apresentados nos podcasts. Considerando isso, é muito rica a construção de resumos e mapas mentais que façam o cruzamento de informações. Quando consideramos a redação, certamente é uma prova do Enem na qual o repertório formado será muito utilizado e de forma produtiva.”