Fazer simulados, assistir a videos e usar jogos são formas de estudar para o Enem 2024 pela internet. Essa é a opinião de especialistas em educação que reforçam que, em pouco menos de três meses para as provas, ainda há tempo para se dedicar aos estudos para o exame.
Para que os estudos para o Enem 2024 pela internet sejam efetivos, a recomendação dos especialistas é organizar o tempo e verificar se esse método de estudo funciona melhor para o jovem, seja estudando por períodos contínuos ou com intervalos.
A interatividade e a dinamicidade das ferramentas de estudo pela internet voltadas ao Enem são pontos positivos. Mas, a dica é a mesma para quem estuda com livros físicos: faça pausas, levante-se, caminhe um pouco e se hidrate para recarregar as energias.
5 formas de estudar pela internet para o Enem 2024
Os especialistas em educação listaram cinco formas de estudar para o Enem 2024 usando a internet. Confira abaixo:
1) Faça simulados regulares
"Os simulados são fundamentais para a preparação para as provas, como vestibulares. E os simulados do Enem são “mais” do que obrigatórios", recomenda Diego Almeida Monsalvo, professor de Filosofia e coordenador do Ensino Médio do Colégio Progresso Bilíngue de Santos.
Segundo o profisisonal, fazer simulados ajuda o aluno a entender a estrutura das provas, o estilo das questões e a praticar estratégias eficazes.
Faça simulado do Enem do Brasil Escola
2) Informe-se em sites e portais confiáveis
É preciso ter cuidado ao ler informações publicadas na internet. A dica de Monsalvo é buscar a veracidade dos dados e se a fonte é confiável
"Ao treinar para a redação do Enem, por exemplo, evite se basear em informações falsas, as “fake news”.Confira a veracidade das informações para garantir a qualidade dos seus argumentos na redação", salienta.
3) Use vídeos, jogos e outras plataformas digitais
Os livros no formato digital contam com múltiplas linguagens, como simulações virtuais, gamificação, vídeos e a possibilidade de responder exercícios, provas e simulados em formato digital.
Especialistas em educação, como a gerente pedagógica da plataforma par, Talita Fagundes, destacam uma série de benefícios do uso desse tipo de material, como aumento do engajamento, estímulo à autonomia do aluno e auxílio no desenvolvimento de letramento digital.
De acordo com Talita, o modelo ideal a ser utilizado nos estudos é o híbrido, ou seja, o uso equilibrado de materiais didáticos físicos e de plataformas digitais. “Existem etapas de estudo que precisam de suporte do material físico, como ao realizar uma equação matemática, por exemplo”, pontua Talita.
4) Leia livros em ambiente virtual
Realizar leituras em ambientes digitais tem se tornado algo cada vez mais frequente, afinal o mundo hoje é digital, o que faz com que os jovens estejam conectados o tempo todo.
Vinicius Fernandes, assessor pedagógico da Eduall, ressalta que as bibliotecas virtuais podem ajudar os estudantes. Mas, na opinião dele, para gerar interesse dos jovens na leitura, é importante integrá-los ao que conhecem.
"Um fator que vem ajudando a leitura a ganhar força com esse público são os influenciadores literários, que conquistaram visibilidade com plataformas, como o TikTok. Por ser algo que faz parte da realidade dos jovens, sendo divulgada por influenciadores que eles gostam, a leitura digital acaba se tornando um hábito prazeroso”
5) Adote ferramentas tradicionais, mas pela internet
O mapa mental, ferramenta visual para ajudar nos estudos para o Enem que existe há muito tempo de forma impressa, também pode ser feita hoje pela internet, basta apenas usar um aplicativo para o celular que seja adequado.
Luiza Sudário, assessora pedagógica da Mind Makers, explica que o mapa mental é uma prática visual que utiliza diagramas para conectar ideias para organizar e priorizar os pontos de vista de cada integrante do grupo.
"A partir de um tema principal, definido em uma palavra e escrito no centro de uma folha, são desenhados setas e símbolos que o conectam a diversas informações, possibilitando diferentes associações. O mapa mental é uma ferramenta muito útil para ajudar a interligar conceitos e memorizar conteúdos", acredita.
Exemplo de mapa mental
Enem 2024
Os inscritos farão as provas do Enem 2024 em dois domingos consecutivos, nos dias 3 e 10 de novembro em várias cidades do Brasil. A previsão é que o cartão de confirmação de inscrição, no qual serão informados os horários e os locais onde serão aplicadas as provas, seja liberado em outubro.
Veja abaixo a distribuição das provas:
=>03/11, das 13h às 19h: redação + 45 questões objetivas de Ciências Humanas + 45 questões de Linguagens
=>10/11, das 13h às 18h30: 45 questões objetivas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza
Saiba como fazer a redação do Enem
pagina
Estude para o Enem 2024 no Brasil Escola
Aqui no Brasil Escola você encontra várias formas de estudar para o Enem 2024. Confira abaixo algumas delas:
-
Leia artigos produzidos por professores
-
Treine para a redação do Enem
-
Leia dicas de estudo para o Enem
-
Assista às videoaulas para o Enem
-
Estude para o Enem pelas redes sociais
As redes sociais do Brasil Escola estão recheadas de conteúdo cobrado no Enem e muitas outras dicas. Não deixe de acessar!
Leia também: O que estudar para o Enem 2024
Crédito da imagem:
[1] Shutterstock
[2] e [3] Divulgação