As Olimpíadas de Paris 2024 têm se tornado um dos assuntos mais comentados desde que começaram. Pela repercussão dos jogos, temas ligados a esta competição e às anteriores podem ser cobrados no Enem 2024 de diversas formas.
Os jogos olímpicos são um assunto ligado à história geral, mas também podem aparecer em outras provas, dependendo o teor da pergunta. Questões relacionadas a esportes, por exemplo, podem ser trabalhadas em provas de física ou biologia.
A recomendação de especialistas em educação é que o estudante foque não só nas olimpíadas em si, mas, também, nos assuntos relacionados às competição.
Como as olimpíadas podem aparecer no Enem 2024?
As olimpíadas podem aparecer no Enem 2024 de várias formas. Para o diretor de uma plataforma de educação, Ademar Celedônio, as competições preferencialmente podem cair em duas situações:
=>Questões Interdisciplinares: Perguntas que ligam eventos esportivos a contextos históricos, políticos e sociais. Exemplo: "Explique como as Olimpíadas de Berlim 1936 foram utilizadas pelo regime nazista para propaganda política".
=>Interpretação de Textos e Imagens: Análise de textos, gráficos e imagens relacionadas aos Jogos Olímpicos e seus contextos históricos e sociais.
Saiba o que são questões interdisciplinares no Enem
10 temas ligados às Olimpíadas que podem cair no Enem 2024
O diretor de ensino listou dez temas relacionados aos Jogos Olímpicos que podem ser cobrados nas provas do Enem 2024. Anote!
1) Origem na Grécia Antiga
A recomendação de Celedônio é que os alunos que vão fazer o Enem 2024 estudem como e por que os Jogos Olímpicos começaram em 776 a.C., sua importância religiosa e cultural na Grécia Antiga, e a trégua olímpica.
2) Renascimento dos Jogos
O diretor lembra que a restauração dos Jogos Olímpicos modernos foi feita pelo historiador Pierre de Coubertin. Ele foi o responsável por idealizar e iniciar a era moderna das Olimpíadas, que começou em 1896, na cidade de Atenas.
Outro ponto relevante, de acordo com o profissional, é estudar as mudanças nas competições ao longo dos anos. Conforme este artigo, ao longo do tempo, diversas modalidades esportivas foram incluídas nos Jogos Olímpicos de Verão, um dos principais eventos de todo o mundo e que gera impacto comercial e midiático significativo nos países que sediam o torneio. Os Estados Unidos são o país que acumula o maior número de medalhas na história da competição.
3) Implicações da Guerra Fria
As Olimpíadas de 1980, em Moscou, e 1984, em Los Angeles, contaram com boicotes liderados pelos EUA e pela União Soviética, respectivamente, e as implicações da Guerra Fria.
Faça exercícios sobre a Guerra Fria
4) Nazismo
As Olimpíadas de 1936, em Berlim, capital da Alemanha, são lembradas pela propaganda nazista, a vitória de Jesse Owens e a introdução da chama olímpica.
5) Setembro Negro
As Olimpíadas de 1972, em Munique, também na Alemanha, estão ligadas ao ataque terrorista do grupo "Setembro Negro" e as mudanças subsequentes na segurança dos Jogos.
O Setembro Negro formou-se na Palestina em 1970. Muitos de seus membros tinham associação direta com a Organização para Libertação da Palestina (OLP), comandada por Yasser Arafat. Os palestinos optaram pela via terrorista após terem perdido vários combates, tanto para Israel quanto para a Jordânia.
No dia 5 de setembro de 1972, as Olimpíadas de Munique ficaram marcadas por uma operação terrorista perpetrada pelo grupo palestino Setembro Negro. Oito membros dessa associação terrorista penetraram os domínios da Vila Olímpica de Munique e renderam nove membros da delegação israelense que estavam preparados para participar dos jogos.
6) Questões de Direitos Humanos
Discussões sobre direitos humanos, como as críticas à China em 2008 e o boicote aos Jogos de Moscou em 1980.
7) Desenvolvimento Urbano e Econômico
O impacto econômico e a transformação urbana nas cidades-sede, como em Barcelona 1992 e Rio 2016.
8) Inclusão e Diversidade
A evolução da participação feminina nos Jogos e a representação de atletas de diferentes raças e nacionalidades.
9) Soft Power e Propaganda
Como os países utilizam as Olimpíadas para promover sua imagem internacional (soft power) e exercer influência política.
10) Covid-19
As Olimpíadas de 2020 (2021) de Tóquio sofreram o impacto da pandemia de COVID-19 nos Jogos e a realização sem espectadores.
Confira também:
Olimpíadas 2024: especialista explica origem e história dos jogos para ajudar nos estudos
Conheça as novas modalidades olímpicas dos jogos de Paris 2024
Olimpíadas de Paris 2024: saiba mais sobre as iniciativas sustentáveis nos jogos
Crédito das imagens:
[1] Hethers/ Shutterstock