Barra de proteína, frutas frescas ou desidratadas e sanduíche natural. Essas são boas opções de alimentos para comer nos dias das provas do Enem 2023, na opinião de nutricionistas.
O Enem 2023 ocorrerá nos dois próximos domingos, 5 e 12 de novembro, em todo o Brasil. No primeiro dia, a prova será das 13h30 às 19h e, no segundo, das 13h30 às 18h30.
Por ser uma prova longa, que conta com mais de quatro horas de duração, a organização do Enem recomenda que os quase 4 milhões de participantes levem lanche para repôr as energias. Também é indicado levar uma bebida, de preferência água.
Para isso, a alimentação dos estudantes deve ser planejada e organizada um dia antes do Enem. Segundo nutricionistas, os inscritos devem ter uma alimentação balanceada, saudável, leve e nutritiva antes e durante as provas.
Importância da alimentação no Enem
Lorena Neiva, nutricionista que atua com comportamento alimentar e comer intuitivo, avisa que, tanto nos dias que antecedem o Enem quanto na prova em si, os estudantes terão momentos de maior desgaste mental por isso, na opinião dela, é fundamental cuidar da alimentação com muito cuidado.
A profissional explica que a alimentação vai além dos nutrientes em si. De acordo com a nutricionista, a alimentação compreende também aspectos do nosso comportamento e do ambiente em que estamos inseridos. Por isso, não somente cuidar da alimentação é importante, nutricionalmente falando, mas também, psicologicamente falando.
"Muitas pessoas utilizam a comida como válvula de escape, o que aumenta muito a probabilidade de sentir desconfortos físicos tanto pela quantidade de comida quanto pela escolha dos alimentos. Sendo assim, devemos prestar atenção também nas nossas emoções ao longo do dia e como estamos lidando com elas", revela.
O que comer um dia antes do Enem?
A nutricionista Lorena Neiva alerta que é extremamente importante que os estudantem cuidem da alimentação não só no dia do Enem 2023, mas também no dia que antecede à prova.
"A alimentação está totalmente ligada ao desempenho do aluno. Dependendo do que ele come, pode levar a um aumento da concentração e mais disposição para a maratona de provas, quanto também, por outro lado, pode gerar fadiga e desconfortos físicos"
Lorena Neiva
Conforme a profissional explica, para que o aluno tenha maior bem-estar e potencialize seu desempenho nas provas do Enem, é interessante optar por refeições mais balanceadas. "A dica é comer uma quantidade que sacie bem, mas não precisa ser uma quantidade maior do que o estudante está acostumado", opina.
A recomendação, um dia antes do Enem 2023, é que o estudante foque na qualidade dos alimentos. Quanto mais qualidade, ou seja, alimentos mais nutritivos e próximos do natural, melhor será a digestão e maior será a sensação de bem-estar.
Dicas de alimentação um dia antes do Enem
O que comer?
-
Ingerir alimentos como frutas, legumes, verduras, ovos, carnes mais magras, o famoso arroz e feijão, pães, iogurtes, entre outros.
-
Café pode ser consumido se faz parte da rotina, mas evite o excesso, pois pode aumentar a ansiedade.
-
Não pule refeições! Isso pode gerar franqueza, tontura e ainda uma sensação aumentada de fome no dia seguinte, o que não ajuda em nada na hora da prova.
-
Lembre-se da hidratação, principalmente em meio a tantas ondas de calor.
O que evitar?
-
Evite comer alimentos que não fazem parte da sua rotina, pois como você não tem costume de ingeri-los você não tem muitas experiências sobre como o seu corpo responde àquela refeição, e, por isso, pode ser que gere mal-estar.
-
Também evite comer na rua. Prefira refeições feitas em casa justamente por você estar mais acostumado com o preparo dos alimentos.
-
Evite refeições que geram sensação de empachamento, sonolência, desconfortos gástricos como gases, azia, entre outros.
-
Tente não consumir alimentos muito gordurosos, como frituras e fast food, ou alimentos ricos em açúcar, como chocolate em excesso, biscoitos e refrigerantes;
-
Evite consumir energéticos e muito café, pois podem atrapalhar seu sono no dia anterior e aumentar a ansiedade.
O que comer no dia do Enem?
Bruna Lisboa, nutricionista clínica, que atua com foco em emagrecimento, hipertrofia e saúde da mulher, avisa que, no dia do Enem, o ideal é que os estudantes consumam alimentos leves, de fácil digestão e com uma boa fonte de energia, como: frutas, legumes, cereais de boa qualidade e carnes brancas grelhadas.
Para os estudantes mais ansiosos, a profissional indica um chá calmante.
"Ainda no dia do Enem, mas antes das provas, o ideal é que os participantes evitem alimentos pesados, que demoram muito tempo para serem digeridos ou que possam causar algum desconforto gástrico", recomenda a nutricionista.
Alguns exemplos de alimentos que podem causar problemas: frituras, embutidos, sanduíches, feijoada, lasanha, feijão tropeiro, pizza, carne suína e alimentos ricos em sódio que vão aumentar a sede e consequentemente aumentar as idas ao banheiro.
O que comer durante as provas do Enem 2023?
As nutricionistas recomendam que, no dia do Enem 2023, os inscritos levem lanches leves e nutritivos ao mesmo tempo, como sanduíche natural e frutas. Veja abaixo mais dicas:
Atenção à hidratação
A nutricionista Lorena Neiva comenta que muitas pessoas pensam que evitar beber água na hora da prova é uma boa estratégia para não precisar ir ao banheiro, mas, na verdade, a falta de água pode gerar dores de cabeça e cansaço.
"Você pode utilizar o banheiro durante a realização da prova e alguns minutos de pausa, definitivamente, não vão prejudicar seu desempenho, já que você possui mais de quatro horas para conclusão da prova. Então, não esqueça de levar sua garrafinha e se hidratar!", recomenda.
Enem 2023
O Enem será realizado nos domingos 5 e 12 de novembro em todo o Brasil. O cartão com o local de prova do Enem 2023 já foi divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
No primeiro dia, os estudantes vão elaborar a redação e responder 45 questões de Linguagens e 45 de Ciências Humanas. No segundo dia, será a vez de 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.
O resultado do Enem 2023 deve sair no dia 16 de janeiro de 2024.