Inscritos no Enem 2023 têm demonstrado indignação com a definição dos locais de prova estabelecidos pelo Inep. Distâncias de mais de 40 quilômetros, viagens de 3 horas (só de ida) e locais perigosos são as principais causas das reclamações.
Muitas declarações de desistências, por parte dos inscritos, foram registradas nas redes sociais devido aos empecilhos relacionados aos locais de prova. O Enem tem acompanhado uma diminuição considerável da quantidade de inscritos em relação a edições anteriores (apesar de uma pequena melhora, após a pandemia). Estas situações complicam ainda mais a rotina dos estudantes às vésperas do Enem 2023.
Critérios de definição do local de prova no Enem 2023
Segundo as informações fornecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) os critérios considerados para definir os locais de prova dos inscritos são:
-
Município do candidato
-
Disponibilidade dos locais no município
-
Distância máxima de 30 quilômetros do CEP fornecido pelo candidato
-
Condições logísticas do município
Reclamações, denúncias e sugestões podem ser enviadas ao Inep através da ouvidoria no telefone (61) 2022-3044. Dúvidas relacionadas ao Enem podem ser resolvidas pelo 0800 616161.
Como solicitar a mudança do local de prova no Enem 2023?
Ao questionar o Inep sobre a possibilidade de alteração do local de prova recebemos duas respostas contraditórias. Primeiro, foi dito pela ouvidoria que caso o local de prova ultrapasse os 30 quilômetros de distância, é possível fazer a solicitação de troca pelo site falabr.cgu.gov.br, basta selecionar o Inep e enviar a solicitação com as devidas comprovações.
Depois, o atendimento especializado em Enem informou não ser possível a troca dos locais de prova após a decisão, ainda que a distância ultrapasse os 30 quilômetros.