O Ministério da Educação (MEC) informou no final da manhã desta terça-feira, 14 de maio, que nas primeiras 24 horas de inscrições a edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou cerca de 800 mil inscritos. No ano passado, a marca de 1 milhão de inscrições foi ultrapassada na madrugada do 3º dia de inscrições, o que também deve ocorrer este ano.
As inscrições para o Enem 2013 seguem abertas até o dia 27 de maio e o MEC informou que o prazo não será prorrogado. A taxa é de R$ 35 e deve ser paga até o dia 29 de maio. Têm direito a isenção as pessoas com renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.017) ou que estão cursando em 2013 o 3º ano do ensino médio em escola pública.
As pessoas que já se inscreveram ainda podem alterar dados pessoais, endereço, contato, local de prova, necessidade de atendimento específico ou diferenciado e opção de língua estrangeira. Para isso, devem acessar a página de Acompanhamento de Inscrições. Os dados socioeconômicos não podem ser alterados depois de efetuada a inscrição.
A inscrição no Enem 2013 permite ao participante concorrer nas duas edições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e do Programa Universidade para Todos (ProUni) que serão realizadas em 2014, no Programa Ciência sem Fronteiras, solicitar financiamento pelo Fies e conseguir certificado de conclusão do ensino médio. Somente nesse último propósito será necessário indicar a intenção no ato de inscrição.
As provas serão realizadas no final de semana dos dias 26 e 27 de outubro, das 13h às 17h30 e das 13h às 18h30, respectivamente. Os locais e salas de prova serão informados através do Cartão de Confirmação de Inscrição, que será disponibilizado pela internet e entregue pelos Correios.
Os gabaritos oficiais do Enem 2013 serão divulgados até o dia 30 de outubro, enquanto o resultado é esperado para o final de dezembro. Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2013 ou entre em contato com o MEC pelo telefone 0800 616161.
Por Adriano Lesme