Dicas para quem não passou no Sisu 2024

Veja as dicas que conseguimos com quem foi reprovado no Enem 2022, mas passou no Enem 2023
Em 07/02/2024 11h25 , atualizado em 25/04/2024 14h45 Por Tiago Vechi

Mulher olha triste e pões as mãos debaixo do rosto
Todos os anos, milhares de vagas são abertas
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Neste período de divulgação de resultados do Sisu, muitos alunos recebem a notícia da reprovação. Afinal, são muitos candidatos, as provas são complexas e o número de vagas é pequeno se comparado à quantidade de inscritos. 

Lidar com situações como essa, não é fácil. Por isso, colhemos a experiência de um aluno que reprovado no Sisu 2023, mas que surpreendeu no Sisu 2024, Atos Aires; assim como, conversamos com o coordenador pedagógico do Poliedro, Luiz Otávio. Veja o que descobrimos. 

Confira mais dicas: Não passei no Sisu 2024, e agora?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dicas para quem não passou no Sisu 2024

Nesse momento, além de avaliar os erros e faltas que aconteceram, também é importante se lembrar das conquistas e aprendizados acumulados ao longo do ano de estudos. Luiz Otávio dá o seguinte conselho para alunos reprovados no Sisu:

Os alunos devem encarar esse momento como um degrau na escada da aprovação. Certamente eles estão mais próximos do objetivo em relação ao ano anterior, porque o conhecimento e a experiência adquiridos não se perdem. É importante refletir, verificar quais são os pontos que necessitam de melhorias, ajustar as estratégias e retomar os estudos. Eu falo para os nossos vestibulandos que o caminho para o sucesso nos vestibulares é construído com perseverança e aprendizados constantes.

Ele também afirma que o desenvolvimento acadêmico não pode ser medido apenas pelo desempenho em provas, mas, também, deve se considerar a construção de habilidades que serão úteis para a toda a vida profissional do estudante.

Um exemplo de superação em relação à reprovação no Sisu, é a história de Atos Aires, de 19 anos. O jovem prestou o Enem em 2022 e sonhava em cursar Ciências da Computação.

Mas, seu primeiro desempenho na prova não foi satisfatório, ele acabou zerando a prova de redação. Sobre esse momento, ele disse:

Até então eu nunca tinha escrito uma redação de verdade. Não entendia sobre modelo e nem o que era. Chegou na hora e eu não sabia o que fazer, nem por onde começar. Acabei deixando de lado porque eu não tinha nenhuma base para fazer a redação

Após identificar essa dificuldade, o estudante se dedicou aos estudos e ingressou para a turma Extensivo Enem do Poliedro Curso. Ele revela um pouco da sua preparação para o Enem 2023:

O começo foi difícil porque eu não sabia nada, mas devagar e com a orientação dos professores, foi fluindo. Percebi que eu tinha capacidade e embalei. Eu fazia uma redação por semana.

Quando a nota da redação do Enem 2023 foi divulgada, Atos se assustou com seu resultado, ele alcançou 960 pontos na prova de redação, quase nota máxima. Sobre a ótima nota ele falou:

Eu não fazia ideia de que ia tirar uma nota boa, mas quando vi que estava conseguindo evoluir, quando entrou na minha cabeça que eu poderia, que isso me ajudaria a passar na faculdade, eu fui para cima. Fiquei muito feliz com o meu resultado. A dica que dou é: não desistam. A vontade tem que partir de nós. Todos os seus concorrentes têm dificuldade, mas passa quem consegue ir atrás de superar suas dificuldades 

Por Tiago Vechi

Jornalista