Treineiros no Enem 2024 são os participantes que ainda não podem ingressar no ensino superior, pois, ainda não concluíram o ensino médio. São jovens que realizaram as prova para trinar e valiar seu desempenho antes de fazer o Enem "valendo mesmo".
Para compreender melhor a experiência deste grupo, conversamos com Nicole Campelo, jovem que cursa o 9º ano em um colégio militar de Goiás, sobre o que achou da prova. Confira o que descobrimos!
É bom fazer Enem como treineiro?
Nicole nos conta que já optou por fazer o Enem por agora, para já ter o máximo de experiência possível em relação à prova. Ela diz que não quer fazer faculdade no estado de Goiás, seu objetivo é ir para São Paulo e, devido à grande concorrência, ela sente que deve se preparar quanto antes.
Ela pretende cursar música e sua experiência como treineira será de grande valia quando for realizar a prova no 3º ano. Afinal, vai ter mais noção do tempo de prova e poderá optar com mais clareza pelas estratégias que melhor lhe atendem no decorrer do exame.
Dificuldade das questões para treineiros
Ao ser questionada sobre a dificuldade do Enem 2024, Nicole respondeu que achou uma prova tranquila. Ela disse:
"Em relação às questões, eu achei um pouquinho difícil, porque é muita interpretação, né?. Então, tem que ler e ler, de novo e de novo, para você, realmente, entender, mas tirando isso, foi super tranquila a prova."
Nicole diz que muita coisa ela não sabia, pois, não teve uma preparação focada na prova, entretanto, muitas perguntas ela ficou pensando até encontrar uma resposta.
Prova de inglês
Nicole diz que tem facilidade com inglês, por conta da sua proximidade com a língua. Ela acompanha séries e filmes, que ajudam muito seu vocabulário. Além disso, as matérias ensinadas na escola ajudaram na realização das questões de língua estrangeira.
A estudante do ensino fundamental acredita ter ido bem na prova de inglês do Enem 2024. Por fim, ela destacou a questão que comparou as citações de Einstein e Bob Marley. Confira:
Tema da redação para treineiros
Sobre a redação, Nicole afirmou que foi pega de surpresa, pois, estava esperando algo sobre meio-ambiente. Ela declarou:
"Eu fiquei bem chocada na hora. Mas até achei que o tema da redação era bem amplo, então dava ter uma base do que usar. Eu acho que não fui muito bem, porque eu não tinha muito argumento de autoridade para usar. Mas, em questão de argumentar, consegui explorar bastante."