Veja dicas de aluna aprovada em medicina no Enem
Conversamos com Mayumi, aluna aprovada em medicina no Enem, para saber mais sobre sua trajetória até chegar na universidade.
Medicina no Enem registra notas de corte intimidadoras para quem se prepara visando alcançar a aprovação nesse curso. No Sisu 2024, por exemplo, as médias mais baixas ficaram em torno de 775 e as mais altas atingiram os 930 pontos.
No entanto, existem estratégias e dicas que podem otimizar o resultado na prova do Enem. Para colher essas informações, conversamos com Mayumi Ekami, ex-aluna do Curso Anglo e atual estudante de medicina na UFRJ.
Leia também: Dicas de aprovado no Enem.
Medicina no Enem: como lidar com nervosismo na prova?
Mayumi nos diz que o sentimento mais forte na hora do exame era insegurança, ao entrar na sala, sentiu medo de não ter conhecimento o suficiente, de não saber lidar com a redação e de não ter tempo para concluir o exame.
Ao lidar com essas emoções, ela resolveu pensar naquilo que tinha segurança. A estudante afirmou:
“Tentei focar nas coisas que eu sabia: minha estratégia de prova, quantidade de questão que eu deveria fazer a cada 30 min e entender que as matérias com maior incidência na prova, eu já dominava.“
Ela disse ser comum ficar preocupada com o número de questões que se deve acertar, mesmo assim, era uma ideia que lhe trazia ansiedade e aumentava o seu medo de errar. Então, resolveu deixar esses pensamentos de lado. Para isso, quando identificava esse medo, fazia uma pausa, ia ao banheiro ou comia um chocolate para se acalmar e, depois, continuar a resolver as questões.
Veja mais: Dicas para lidar com ansiedade na hora da prova do Enem 2024
Sensação pós-prova do Enem
Mayumi diz que logo após a prova do Enem, tinha sensação de que seria reprovada. Estava preocupada com a redação, temia que seu texto não tivesse sido bom o suficiente.
Entretanto, ela conquistou a aprovação em medicina na UFRJ e sua nota na redação, por pouco, não foi 1000, ela tirou 980.
Saiba mais: Aulão do Pré-Enem no Brasil Escola.
Estratégia e dicas para passar em medicina no Enem 2024
Mayumi considerou que a ordem das questões na prova do Enem a deixavam mais cansada, por isso, optou por escolher uma estratégia de prova que reduzisse a exaustão e também seus erros por atenção.
Ela focou nas questões que já identificava a solução logo de cara e estabeleceu metas para cada 30 minutos de prova. No primeiro dia, ela fazia 30 minutos de humanas, depois 30 minutos de linguagens e, por último, 30 minutos de redação e, assim, foi intercalando até terminar a prova.
Mayumi diz que fazer a redação em partes ajuda ela a diminuir seus erros de gramática e de coesão. No segundo dia, ela também revezou entre as provas de ciências da natureza e matemática a cada 30 minutos. Sempre priorizando as questões que tinha facilidade.
Por fim, Mayumi aconselha aos participantes do Enem 2024:
‘Tente achar uma estratégia de prova que te deixe confiante já no início. Além disso, confie em você e nos estudos que fez durante sua trajetória como vestibulando’’