Veja as melhores escolas do Enem 2014 no Ranking do Brasil Escola
Classificação desconsidera os colégios com menos de 50 estudantes que visam o ranking como estratégia de marketing
O Ministério da Educação (MEC) divulgou no final da manhã de hoje, 5 de agosto, o resultado final do Enem por Escola 2014. Foram divulgados os resultados das escolas que possuem pelo menos 10 alunos concluintes do ensino médio regular seriado e 50% de alunos participantes da edição 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio. No Enem 2014, avaliados 1.295.954 estudantes de 15.640 escolas.
Acesse o Ranking Enem por Escola 2014
A divulgação das notas permite a formação dos rankings das escolas, que podem seguir critérios diferentes, já que o MEC evita a comparação entre os colégios. Para o órgão, os rankings desconsideram fatores como permanência escolar e situação socioeconômica dos estudantes.
O ranking do Brasil Escola desse ano desconsidera os colégios com menos de 50 alunos participantes. A intenção é tirar da listagem as escolas que criam turmas com melhores alunos apenas para aparecerem nas melhores posições do ranking. Essa prática se tornou comum entre escolas particulares, pois o ranking do Enem é utilizado como marketing.
No ranking Enem por Escola 2014 do Brasil Escola a melhor é o Colégio Christus, de Fortaleza, com média de 752,83 pontos considerando todas as provas do Enem, inclusive a redação. Em seguida estão os colégios Bionatus II, de Campo Grande, Bernoulli Unidade Lourdes, de Belo Horizonte, São Bento, do Rio de Janeiro, e Santo Antônio, de Belo Horizonte.
20 melhores escolas do Enem 2014, segundo ranking do Brasil Escola
A melhor escola pública é o Colégio Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Ela ocupa a nona posição no ranking e é a única pública entre as 20 melhores escolas do Enem 2014. Outras escolas públicas de destaque são Colégio Aplicação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e Instituto Federal do Espírito Santo – IFES Vitória.
20 melhores escolas públicas no Enem 2014, segundo ranking do Brasil Escola
Por Adriano Lesme