UNIR define novo formato do Vestibular 2021
Notas do Enem e histórico escolar do ensino médio serão utilizados para preencher 2,6 mil vagas.
Nesta semana a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulgou o novo formato em que o Processo Seletivo (PS) 2021 será realizado. As modificações foram promovidas para adaptar à seletiva ao período da pandemia.
Além da tradicional avaliação pela nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), os candidatos também terão a opção de utilizar o histórico escolar do ensino médio. No entanto, haverá dois momentos para as seleções. Confira:
Enem: Anteriormente a UNIR só aceitava a última edição do Enem no seu processo seletivo. Como a aplicação do Enem 2020 teve abstenção de mais da metade dos participantes inscritos, a universidade decidiu ampliar as edições e aceitar as notas a partir de 2018.
Histórico Escolar: Após a realização do PS via Enem, será publicado um novo edital para que as vagas remanescentes sejam preenchidas pelo histórico do ensino médio. Serão avaliadas as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa.
Em nota, a UNIR informou que as mudanças pretendem ampliar o acesso dos estudantes. Veja um trecho da nota da UNIR:
“Com isso, o objetivo da universidade é garantir condições de acesso aos cursos ao maior número possível de pessoas, ao mesmo tempo em que, em meio à pandemia e com o ensino ocorrendo temporariamente de modo remoto, todas as vagas oferecidas pela UNIR sejam preenchidas.”
O edital para a primeira etapa do PS 2021 não teve a data definida, mas a previsão é que seja liberado em agosto.
Vagas
A UNIR vai oferecer cerca de 2,6 mil vagas distribuídas em sete campi (Porto Velho, Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Presidente Médici, Rolim de Moura e Vilhena). A universidade tem 69 cursos de graduação nas mais diferentes áreas do conhecimento.
Para mais informações acesse o Site da UNIR.