Sisu 2024: saiba como se inscrever
São mais de 200 mil vagas disponíveis nesta edição do Sisu
O Sisu 2024 já está com as inscrições abertas. Até quinta-feira (25), será possível realizar seu cadastro no sistema ou optar por mudanças na escolha do curso.
Faça sua inscrição no Sisu 2024 aqui
Você tem dúvidas de como realizar sua inscrição? Confira as dicas a seguir.
Como realizar minha inscrição no Sisu 2024?
Para realizar a inscrição no Sisu 2024 é preciso realizar este passo a passo estabelecido no site do Ministério da Educação:
- 1º passo: Para se inscrever, vá até a página do Sisu e clique em "Fazer Inscrição", depois acesse ou crie sua conta gov.br
- 2º passo: Confirme seus dados de contato antes das próximas etapas. Você pode alterar estes dados posteriormente na barra superior
- 3º passo: Nesta tela, você vai acompanhar o seu processo de inscrição. Aqui, clique em "Fazer inscrição na 1ª opção."
- 4º passo: Após isso, pesquise os cursos pelo nome, município ou instituição.
- 5º passo: Colete informações sobre os cursos e vagas disponíveis.
- 6º passo: Escolha qual modalidade de concorrência você vai participar. Se será ampla concorrência ou algum tipo de reserva de vagas.
- 7º passo: Confira todos os dados fornecidos e clique em "Confirmar minha inscrição".
- 8º passo: Após confirmar sua inscrição, você voltará para a tela "Minha inscrição" e poderá conferir as informações da opção escolhida. Você pode alterar suas opções durante o período de inscrições.
- 9º passo: Aqui, você acompanha as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial durante o período de inscrição.
É possível alterar a escolha dos cursos até quinta-feira, dia 25 de janeiro e o resultado será divulgado no dia 30 de janeiro. Lembre-se que as notas de corte podem mudar de um dia para o outro.
Mudanças no Sisu 2024
Diferente das outras edições do Sisu, este ano, o programa só acontecerá no 1º semestre. A escolha do semestre de ingresso dependerá da classificação e das determinações da Universidade.
A política de cotas também tem novidades, além dos grupos já atendidos, agora, estão inclusos os membros de comunidades quilombolas, deixando a lista de quem tem direito às vagas reservadas desta maneira:
- Pessoas pretas, pardas e indígenas,
- Pessoas com deficiência,
- Alunos da rede pública,
- Membros de famílias de baixa renda e
- Quilombolas
A outra mudança é que, agora, os inscritos nas modalidades de cotas irão concorrer primeiro na categoria de ampla concorrência e apenas se não conseguirem a aprovação, irão competir dentro da categoria de reserva de vagas.