MEC divulga novas datas para as vagas remanescentes do Fies 2020/2
Inscrições serão retomadas a partir do dia 26 de outubro. Site estava em manutenção desde o último dia 7.
As inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2020/2 serão retomadas no dia 26 de outubro. A informação consta no novo edital do programa, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira, 13.
O cadastro para as vagas remanescentes foi paralizado no segundo dia inscrição, 7, quando o MEC constatou um erro no sistema. O MEC, então, publicou uma imagem no site do Fies dizendo que o sistema estava em manutenção e que os estudantes seriam informados duas horas antes da reabertura das inscrições.
De acordo com o MEC, "a elevada procura por inscrição para as vagas remanescentes do Fies acabou ocasionando instabilidade no sistema eletrônico".
Novas datas
O novo edital estabelece que as inscrições serão abertas às 7h do dia 26 de outubro e encerradas no dia 3 de novembro, para os candidatos não matriculados no ensino superior, e no dia 27 de novembro para os matriculados.
Os estudantes que conseguiram concluir a inscrição antes da suspensão terão suas vagas preservadas.
Nos dois primeiros dias de inscrições, os candidatos poderão concorrer a vagas somente nos cursos de áreas prioritárias. São elas: Saúde, Engenharias e Ciência da Computação, Licenciatura, Pedagogia e Normal Superior.
Como vai funcionar?
Poderão se inscrever nas vagas remanescentes os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e tiveram média de, no mínimo, 450 pontos e não zeraram a redação. Além disso, o Fies exige renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa (per capita).
As vagas remanescentes do Fies 2020/2 serão preenchidas por ordem de inscrição. O estudante que precisar alterar as informações depois de ter concluído a inscrição corre o risco de perder a vaga, caso um outro candidato conclua a inscrição antes.
Depois de concluir a inscrição, o candidato deverá validar as informações junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino, presencialmente ou pela internet, em até dois dias úteis. Caso o estudante não faça isso, a vaga volta para o sistema.
Mais informações no Edital ou na nossa página dedicada ao Fies.