Isenção de taxa do Enem 2023: saiba quem pode pedir o benefício
Estudantes podem solicitar gratuidade somente até o dia 28 de abril, apenas pela internet
Podem pedir isenção de taxa de inscrição do Enem 2023 estudantes da rede pública e bolsistas da particular com renda de até um salário mínimo e inscritos no CadÚnico.
O prazo para solicitar o benefício abriu ontem (17) e segue até o dia 28 de abril. Os interessados devem fazer o pedido pela página do participante do Enem.
Peça isenção de taxa do Enem 2023
Confira abaixo mais detalhes sobre quem pode pedir isenção de taxa inscriçao do Enem:
-
Estudantes que estão cursando o último ano do ensino médio em escolas da rede pública;
-
Candidatos que estudaram todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais na rede particular e que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio;
-
Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal e que tenham Número de Identificação Social (NIS) próprio.
A previsão é que o resultado das solicitações de isenção saia no dia 8 de maio. Recursos serão recebidos desse dia até 12 de maio.
Justificativa de ausência
Durante o mesmo período dos pedidos de isenção, também serão recebidas as justificativas de ausência do Enem 2022. Nesse caso, podem participar estudantes que ganharam a isenção na edição passada, mas não puderam comparecer às provas.
Podem justificar a ausência no Enem candidatos que passaram por situações como morte na família, acidente de trânsito, assalto ou furto, maternidade ou paternidade, trabalho ou deslocamento a trabalho, etc.
Todos os estudantes precisam apresentar documentação que comprove o motivo da ausência. O resultado dos pedidos de justificativa também será divulgado no dia 8 de maio.
Enem 2023
O prazo de inscrições para o Enem 2023 será de 5 a 16 de junho. O valor da taxa ainda não foi informado, mas, na edição anterior, os inscritos precisaram pagar taxa no valor de R$ 85.
As provas do Enem 2023 estão marcadas para os domingos 5 e 12 de novembro. Os estudantes deverão elaborar uma redação e responder 180 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza.