Está disponível o edital para elaboradores e revisores de item do Enem
Veja as datas e demais resoluções deste processo seletivo
O Inep divulgou hoje, dia 19 de julho, o edital de seleção dos elaboradores e revisores de itens para o Enem. O documento estabelece as datas de inscrição, critérios de avaliação, valores de pagamento, entre outras diretrizes.
Este processo seletivo terá a validade de dois anos a contar a partir da divulgação do resultado, podendo ser prorrogado a depender das necessidades do Inep. A convocação será feita para a capacitação e, posteriormente, a efetivação do participante como elaborador e revisor de itens.
O decreto que estabelece os valores de pagamento determina um valor entre R$200 e R$500 por item, a depender da complexidade da atividade.
Inscrição para elaboradores e revisores de itens do Enem
As inscrições poderão ser feitas através deste link, entre os dias 23 de julho e 22 de agosto. Para ter a inscrição deferida é necessário atender aos seguintes critérios:
- Atuação docente como servidor efetivo/concursado, ativo ou inativo, do ensino público, básico ou superior, nas esferas municipal, estadual, distrital ou federal.
- Possuir os requisitos mínimos descritos no Anexo I (veja aqui);
- Ter disponibilidade e aptidão para elaboração de itens e revisão técnico-pedagógica de itens que poderão compor os instrumentos de avaliação do Inep;
- Ter conhecimentos de informática suficientes para acessar, editar e realizar serviços em plataformas próprias do INEP;
- Não ser do quadro de servidores efetivos ou comissionados do MEC, da CAPES, do Inep, do FNDE, do CNPq e FINEP ou neles em exercício;
- Não ter sido afastado do quadro de colaboradores do BNI por qualquer razão prevista em editais anteriores, por razões de desempenho, ou por atitudes julgadas inadequadas.
A atuação como docente deverá ser comprovada a partir da apresentação de documentos, como carteira de trabalho, declaração da instituição empregadora, ato de nomeação, entre outras emissões oficiais.
Vagas e critérios de desempate
Em caso de empate, será adotado o critério de idade, convocado o candidato mais velho. A quantidade de vagas disponíveis em cada evento de capacitação será definida conforme as necessidade do Inep.
Haverá reserva de vagas, confira a divisão por cada grupo:
-
20% a candidatos autodeclarados pretos, pardos, e quilombolas
-
3% para candidatos autodeclarados indígenas
-
5%, para candidatas mulheres.
-
5% para pessoas com deficiência.
Apenas a convocação para a capacitação não garante a condição de elaborador de item. Para isso, é necessário que os convocados concluam o processo de capacitação, com 100% de frequência e obtenham aproveitamento mínimo nas atividades do evento
Datas do processo de seleção para elaboradores e revisores de itens do Enem
Confira as principais datas do processo de seleção dos elaboradores e revisores de item do Enem.
-
Inscrição dos Candidatos - 23/07/24 a 22/08/24
-
Análise dos documentos - 23/08/24 a 22/10/24
-
Divulgação preliminar dos classificados - 23/10/24
-
Período para interposição de recursos - 24/10/24 a 30/10/24
-
Período de análise dos recursos - 31/10/24 a 30/11/24
-
Divulgação final dos classificados - 02/12/24