Entenda como é a redação do Enem 2023

A prova de redação do Enem assusta muitos candidatos. Mas, não há o que temer, veja as dicas que vão te ajudar a superar este exame

Em 10/10/2023 08h12 , atualizado em 10/10/2023 08h13
Por Tiago Vechi
A redação do Enem vai 0 a 1000 pontos
Crédito da Imagem: Shutterstock / Gabriel Ramos

A prova de redação do Enem possui as suas singularidades; por isso, é preciso descobrir como ela funciona. Depois que o aluno compreende o que é exigido pelo exame e como os corretores irão analisar a sua prova, o caminho fica bem menos assustador.  

Para te ajudar no processo de preparação para a redação do Enem fomos conversar com Gabrielle Cavalin, coordenadora de Redação das Unidades Escolares do Poliedro.

Gênero textual e características da redação do Enem 2023

Segundo a professora, a redação do Enem exige a produção de um texto argumentativo. Portanto, é necessário apresentar uma tese e desenvolver argumentos que sustentem esta tese. O tema é sempre um problema social, então a tese precisa ser sobre as causas ou as consequências que desse problema.

Também são apresentados aos candidatos textos de apoio relacionados ao tema cobrado. Os textos de apoio vêm em vários tipos e gêneros, mas são sempre úteis para o desenvolvimento da sua tese. 

A redação também não deve ultrapassar o limite de 30 linhas, lembre-se disso ao planejar o seu texto. Cuidado para não escolher teses que exijam mais linhas para serem desenvolvidas e nem para ser sucinto demais e fazer textos extremamente curtos, o recomendado é que a redação possua entre 25 e 30 linhas.

Dicas para a introdução na redação do Enem 2023

Para realizar uma boa introdução do Enem, de acordo com Gabrielle, é preciso que o aluno selecione uma informação estratégica, pode até ser uma referência externa aos textos de apoio, para apesentar o tema.

Por exemplo, pode-se pensar no livro "Vidas Secas" para tratar de sujeitos sem identidade e daí falar da falta de registro civil no país. O repertório pode ser ficcional ou teórico, o importante é que depois da referência seja possível realizar explicitamente a apresentação da sua tese.

Dicas para o desenvolvimento na redação do Enem 2023

A professora de redação contou que o essencial no desenvolvimento é discutir o porquê. Ela dá como exemplo a redação o Enem que teve como tema o desafio das comunidades tradicionais, se o candidato diz que esses povos não são valorizados por conta da falta de informação é preciso dizer o motivo.

É necessário analisar como a falta de informação faz com que esses povos não sejam valorizados. A grande dica para o desenvolvimento é lembrar que a argumentação é um grande porquê.

Conforme a coordenadora disse, em termos de estrutura o desenvolvimento tem um tópico-frasal que é um período que deixa claro que será o foco da discussão e depois vem a ideia do "isto ocorre por quê?". Um a outra dica é voltar a introdução e estabelecer uma relação entre as partes do texto.

Dicas para conclusão na redação do Enem 2023

Em boa parte dos casos, as redações do Enem vão possuir 4 parágrafos: 1 de introdução, 2 de desenvolvimento e 1 para conclusão. O recomendado é que a proposta de intervenção venha na conclusão, mas não é obrigatório.

Na conclusão, se faz necessário retomar o posicionamento e propor uma solução articulada a essa problemática. Caso seja afirmado que o problema é falta de informação, é preciso dizer quem pode mudar isso, qual ação será feita, como será feita e a finalidade da ação.

Também importante ter um detalhamento das soluções apesentadas. Esse detalhamento pode ser feito apresentando exemplos, justificativas ou desdobramentos da solução oferecida.

Dicas para referência na redação do Enem 2023

A educadora diz que a referência pode aparecer de três formas, são elas:

  1. Na introdução para apresentar o tema
  2. No desenvolvimento para ajudar na explicação do porquê
  3. No desenvolvimento / conclusão para exemplificar a explicação fornecida

Essa referência precisa vir de uma área do conhecimento (cinema, história, filosofia, artes...) ou de uma matéria jornalística desde que tenha a fonte identificada. O aluno precisa ter cuidado em deixar a fonte das referências e fazer um resumo do repertório.

Por exemplo, se o livro "Vidas Secas" foi citado, é preciso fazer uma breve apresentação do livro. Além de estabelecer uma relação clara entre o repertório e o tema do texto. Então, atenção aos "repertórios coringas" que podem ficar como pontas soltas no seu texto.

Dicas para reta final da preparação na redação do Enem 2023

A professora dá duas dicas de preparação para a reta final do Enem, são elas:

1- Estudar a cartilha de participante do Enem. Ela faz um resumo das competências e há vários textos que gabaritaram no ano passado.

2- Assistir os aulões de revisão, como os fornecidos pelo Brasil Escola em parceria com a Estácio.

Assista às nossas videoaulas