Enem-Unicamp 2024: prazo de inscrição termina nesta quinta (30)
São disponibilizadas 314 vagas para estudantes que fizeram o ensino médio em escolas públicas e participaram do Enem 2023
A inscrição para o Enem-Unicamp 2024 termina às 17h desta quinta-feira (30). O vestibular utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de seleção para vagas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Faça sua inscrição no Enem-Unicamp 2024!
Segundo o edital, somente podem se inscrever neste processo seletivo os candidatos que estudaram integralmente o ensino médio na rede pública de ensino do Brasil. A taxa para se inscrever é de R$30 e pode ser paga até 7 de janeiro.
No momento de inscrição na seleção da Unicamp, o estudante pode escolher até duas opções de cursos de graduação. Os inscritos podem participar, ao mesmo tempo, dos outros vestibulares da Unicamp (tradicional e indígena).
Somente serão aceitas as notas do Enem 2023, cujas provas foram realizadas nos dias 5 e 12 de novembro. Candidatos que concluíram algum curso de graduação e pós-graduação em instituição pública de ensino superior não poderão concorrer na seleção.
A previsão, conforme o calendário, é que resultado deste vestibular saia no dia 29 de janeiro de 2024.
Pesos e notas mínimas do Enem-Unicamp 2024
No Enem-Unicamp 2024, os pesos e as notas mínimas exigidas variam conforme o curso de graduação.
Para o curso de Medicina, as provas de redação e ciências da natureza têm o maior peso (3). Já a nota mínima para linguagens é de 550 pontos; para redação, 700 pontos e, para as demais provas, 600 pontos.
Outro exemplo é o curso de Engenharia da Computação. Nesse caso, a prova de matemática tem o maior peso (4). Já as notas mínimas de redação e ciências humanas devem ser de 500 pontos; de linguagem e ciências da natureza, 550 pontos e de matemática, 600 pontos.
Veja os pesos e notas mínimas do Enem-Unicamp 2024 aqui!
Vagas do Enem-Unicamp 2024
O Enem-Unicamp 2024 oferece 314 vagas em diversos cursos de graduação. Para a carreira de Medicina, por exemplo, são 11 oportunidades.
Assim como no vestibular tradicional da Unicamp, para ter direito às cotas por critério étnico-racial, os estudantes autodeclarados pretos ou pardos deverão possuir traços fenotípicos que os caracterizem como negro, de cor preta ou parda.
Conforme a Unicamp, este vestibular via notas do Enem 2023 preencherá 20% das vagas destinadas a ingresso em 2024.
Para mais detalhes, acesse este edital.