Enem 2025: Inep divulga gabarito do 1º dia de provas de cidades do Pará

Oferecimento:

Provas do primeiro dia do Enem 2025 para cidades de Belém, Ananindeua e Marituba ocorreram no último domingo (30)

Em 04/12/2025 18h26 , atualizado em 04/12/2025 18h42
Por Lucas Afonso
Aplicação do Enem 2025 foi em datas diferentes por conta da COP 30.
Crédito da Imagem: Foto - Angelo Miguel / MEC

O gabarito do Enem 2025 das provas do primeiro dia das cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, já está disponível. Respostas foram liberadas hoje (4) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Confira gabarito Enem 2025 1º dia (Belém, Ananindeua e Marituba)

No último domingo (30), os candidatos responderam a 90 questões objetivas das áreas de Linguagens e Ciências Humanas, além de produzir uma redação sobre o tema "A valorização dos trabalhadores rurais no Brasil".

Veja também: Tema de dezembro do Corrige Aqui aborda envelhecimento no Brasil

Como foi a redação do Enem 2025 para as cidades do Pará?

O tema da redação do Enem 2025 para as cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará foi "A valorização dos trabalhadores rurais no Brasil". O tema desenvolve de forma implícita que o trabalho rural não tem a valorização adequada. Sérgio reforça que a situação problema a ser desenvolvida pelos participantes é a desvalorização do trabalho rural.

A temática ainda traz para o centro do debate um grupo importante para o funcionamento do país, no entanto, historicamente invisibilizado. Ademar Celedônio, diretor de ensino e inovações educacionais no SAS Plataforma de Educação, aponta que o exame leva os participantes a refletiram sobre a importância do trabalho rural em contradição à baixa remuneração desta classe.

"No Brasil, esses trabalhadores rurais respondem diretamente pela segurança alimentar, abastecimento das cidades, produção que sustenta as cadeias industriais e preservação da cultura e saberes do campo. Ainda asism a informalidade e precarização do trabalho são mais presentes nesta atividade do que na média nacional."

Ademar Celedônio

Outro debate possível para a discussão deste tema é a presença do trabalho análogo à escravidão, registrado pelo Ministério do Trabalho com maior frequência nas regiões rurais. Ademar ainda apresenta que a valorização não se limita no reconhecimento simbólico, mas na garantia de condições dignas de trabalho, bem como na proteção social e possibilidade de desenvolvimento pessoal.

Adiante da questão trabalhista, o tema também proporciona a discussão acerca da educação rural e o acesso às tecnologias e políticas públicas. Sua importância para o desenvolvimento ecológico e a preservação cultural diante da urbanização intensa também podem ser debatidos ao longo do texto.

Como são as provas do Enem 2025?

A prova do Enem 2025 é dividida em áreas do conhecimento. O exame é composto por 180 questões e uma redação dissertativo-argumentativa.

Confira a composição das provas do Enem 2025 por dia de aplicação:

  • 1º dia: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas;

  • 2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões de Matemática.

Veja a correção comentada das provas da aplicação regular do Enem 2025

Orientações para o Enem 2025.​​
Crédito: Brasil Escola

Conheça a Jornada do Enem, uma página interativa que auxilia os estudantes a chegarem mais preparados para as provas.