O Enem 2025 não será cancelado, afirmou Camilo Santana, ministro da Educação, em vídeo publicado em seu perfil na rede social X na tarde desta sexta-feira, 21 de novembro.
Pronunciamento do chefe da pasta acontece em meio ao movimento "Anula Enem" que mobiliza manifestações em prol da anulação desta edição do exame.
Isso porque questões que caíram na prova do último domingo (16) foram apresentadas em uma transmissão online dias antes da avaliação. A live foi realizada por um jovem que se diz estudante de Medicina e que atua como consultor de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu anular três questões da prova do segundo dia por identificar "similaridades" com os itens apresentados previamente.
"Queria aqui tranquilizar a cada um de vocês que fizeram a prova, a cada um dos seus familiares, que o Enem não será cancelado. O ruído que aconteceu nas redes sociais de uma live de um aluno que divulgou questões poderiam ser similares a do Enem, o Inep, a camissão do Inep, que é responsável pelo Enem tomou a decisão técnica de anular as questões por prevenção e isonomia para não prejudicar nenhum aluno"
Crédito: Reprodução / X / @CamiloSantanaCE.
Movimento "Anula Enem"
O movimento "Anula Enem" mobiliza por meio da internet para uma série de manifestações que reivindicam o cancelamento das provas do exame. Os protestos serão realizados neste sábado, 22 de novembro, em diferentes cidades e regiões brasileiras.
Crédito: Reprodução | Instagram @anulaenem
Nota do Inep sobre anulação de três questões do Enem 2025
Confira na íntegra a nota sobre a anulação de três questões do Enem 2025, após suposto vazamento.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reafirma a isonomia, lisura e validade das provas do Enem 2025.
Ao identificar relatos de antecipação de questões similares às do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, a equipe técnica que faz parte da comissão assessora responsável pela montagem das provas analisou as circunstâncias e decidiu, com base em informações sobre a montagem do teste, pela anulação de três itens aplicados na prova.
O Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI) para apuração de seus resultados. A metodologia demanda que os itens sejam pré-testados. Os estudantes que participam de pré-testes têm contato com itens que podem vir a compor o Enem em alguma edição.
Nenhuma questão foi apresentada tal qual na edição de 2025 do exame. Na divulgação observada nas redes sociais, foram identificadas similaridades pontuais entre os itens.
A Polícia Federal foi acionada para apurar a conduta e autoria na divulgação das questões e garantir a responsabilização dos envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela divulgação de questões sigilosas de forma indevida.
O Inep promove diversas estratégias para calibrar as questões que compõe o Banco Nacional de Itens e podem ser usadas na elaboração das provas do Enem. Os processos envolvem rigorosos protocolos de segurança, que foram cumpridos em todas as etapas do exame.
Confira também: Professor lista cinco questões mais difíceis de Matemática do Enem 2025
Números do Enem 2025
Confira números da aplicação do primeiro dia do Enem 2025:
-
30% de abstenção média nos dois dias de exame
-
1.805 municípios
-
Mais de 12 mil locais de prova
-
164.906 salas de aplicação
-
Mais de 300 mil colaboradores envolvidos
Como foram as provas do segundo dia do Enem 2025?
Assista a seguir o comentário sobre as provas do segundo dia do Enem 2025 de Raul Celestino de Toledo, coordenador pedagógico do Poliedro Curso: