As provas do primeiro dia do Enem 2025 foi aplicado neste domingo , 30 de novembro, para participantes das cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará. Neste dia foram realizadas as provas de Ciência Humanas, Linguagens e Códigos e a redação.
O tema da redação desta aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi "A valorização dos trabalhadores rurais no Brasil". Esse tema segue a tradição dos anos anteriores do exame, ao eleger um grupo social vulnerável para dicutir a defesa da cidadania de seus direitos. Sérgio de Lima Paganim, professor e coordenador de Redação do Curso Anglo, acredita que esse tema se alinha mais com esse aspecto do eixo temático da redação que o tema da aplicação para todo país.
No próximo domingo, 7 de dezembro, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática. Os participantes destas três cidades do estado do Pará estão fazendo o exame em dias diferentes do restante do país devido à realização da COP 30, que aconteceu entre os dias 10 e 21 de novembro.
Leia também: Unicamp abre inscrição para Vestibular 2026 Vagas Olímpicas
Tema da redação do Enem 2025 para o Pará
O tema da redação do Enem 2025 para as cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará foi "A valorização dos trabalhadores rurais no Brasil". O tema desenvolve de forma implícita que o trabalho rural não tem a valorização adequada. Sérgio reforça que a situação problema a ser desenvolvida pelos participantes é a desvalorização do trabalho rural.
A temática ainda traz para o centro do debate um grupo importante para o funcionamento do país, no entanto historicamente invisilizado. Ademar Celedônio, diretor de ensino e inovações educacionais no SAS Plataforma de Educação, aponta que o exame leva os participantes a refletiram sobre a importância do trabalho rural em contradição à baixa remuneração desta classe.
"No Brasil, esses trabalhadores rurais respondem diretamente pela segurança alimentar, abastecimento das cidades, produção que sustenta as cadeias industriais e preservação da cultura e saberes do campo. Ainda asism a informalidade e precarização do trabalho são mais presentes nesta atividade do que na média nacional."
Ademar Celedônio
Outro debate possível para a discussão deste tema é a presença do trabalho análogo à escravidão, registrado pelo Ministério do Trabalho com maior frequência nas regiões rurais. Ademar ainda apresenta que a valirização não se limita no reconhecimento simbólico, mas na garantia de condições dígnas de trabalho, bem como na proteção social e possibilidade de desenvolvimento pessoal.
Adiante da questão trabalhista, o tema também proporciona a discussão acerca da educação rural e o acesso às tecnologias e políticas públicas. Sua importância para o desenvolvimento ecológico e a preservação cultural dinte da urbanização intensa também podem ser debatidos ao longo do texto.
Como é a prova do Enem 2025?
A prova do Enem 2025 é dividida em áreas do conhecimento. O exame é composto por 180 questões e uma redação dissertativo-argumentativa.
Confira a composição das provas do Enem 2025 por dia de aplicação:
-
1º dia: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas;
-
2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões de Matemática.
Veja a correção comentada das provas da aplicação regular do Enem 2025.
Crédito: Brasil Escola
Datas do Enem 2025
Confira o cronograma do Enem 2025:
-
Inscrições: 26/05 a 13/06
-
Pedidos de atendimento especializado: 26/05 a 13/06
-
Pagamento da taxa de inscrição: até 27/06
-
Resultado preliminar do atendimento especializado: 20/06
-
Provas: 09 e 16/11
-
Provas em Belém, Ananindeua e Marituba - PA: 30/11 e 07/12
-
Resultado: 16/01/2026
Conheça a Jornada do Enem, uma página interativa que auxilia os estudantes a chegarem mais preparados para as provas.