Enem 2022: portões de acesso aos locais de prova do 2º dia de Exame já estão abertos

Candidatos poderão ingressar em seus locais de prova até 13h, pontualmente. A aplicação da prova começa às 13h30 (horário de Brasília).

Em 20/11/2022 12h15 , atualizado em 20/11/2022 14h00
Por Érica Caetano
Segundo dia de provas do Enem 2022

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza, neste domingo, 20 de novembro, o segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, versões impressa e digital. Os portões de acesso aos locais de prova foram abertos às 12h (horário de Brasília) e serão fechados às 13h.

A aplicação começa às 13h30 e termina às 18h30. Os participantes que solicitaram tempo adicional e tiveram os pedidos aprovados terão uma hora a mais para concluir as provas.  Para eles, o tempo de prova findará às 19h30.

Para ingressarem em sua respectiva sala de prova, o participante deve apresentar documento de identificação com foto válido, como os listados abaixo:

  • Cédulas de identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Polícias Militar e Federal ou pelas Forças Armadas
  • Também será aceita identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive no caso de reconhecidos como refugiados
  • Passaporte
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH, na forma da Lei nº. 9.503, de 23 de setembro de 1997)
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997)

A Carteira de Registro Nacional Migratório, prevista na Lei de Migração, está entre a documentação válida para identificação, assim como o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório.

A identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe e que, por lei, tenha validade como documento de identidade, poderá ser utilizada para identificar o participante. 

Pela primeira vez o Inep também aceitará a apresentação de documentos digitais com foto, como e-Título, CNH e RG digitais, desde que sejam apresentados nos respectivos aplicativos oficiais, não sendo aceitas capturas de tela.

O participante impossibilitado de apresentar a via original do documento de identificação por motivo de extravio, perda, furto ou roubo poderá realizar as provas desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame.

É necessário, ainda, que se submeta à identificação especial, com coleta de informações pessoais. O mesmo procedimento é válido para quem apresentar documentação original danificada.

Provas

Neste domino, os participantes terão cinco horas para resolver provas de Ciências da Natureza e suas tecnologias, e Matemática e suas tecnologias.

No domingo passado, primeiro dia de provas, foram aplicadas as questões de objetivas de Linguagens e Códigos e de Ciências Humanas. 

Neste dia também foi preciso escrever redação, com tema "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". O primeiro dia de provas teve 26% de abstenção.

Confira o gabarito extraoficial do 1° dia do Enem 2022

Correção comentada Enem 2022

O Brasil Escola, em parceria com os cursos Poliedro e Oficina do Estudante de São Paulo, fará novamente a correção do Enem 2022 de forma gratuita e em tempo real hoje, a partir das 19h.

Ao ler a correção comentada do Enem 2022, o estudante poderá ter ideia de quantas questões acertou no exame. Vale destacar que o gabarito oficial do Inep somente será divulgado no dia 23 de novembro.

As correções serão disponibilizadas neste link. Já os comentários ao vivo sobre as provas serão transmitidos no YouTube do Brasil Escola.

Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2022 impresso e o Edital do Enem 2022 digital.