Cursinho faz avaliação positiva dos primeiros testes do Enem 2014

Coordenador pedagógico do Oficina do Estudante analisou os exames deste sábado.

Em 08/11/2014 21h49
Por Dayse Luan

O coordenador pedagógico do Colégio Oficina do Estudante, de Campinas/SP, Célio Tasinafo, considerou positivamente as provas do primeiro dia da edição 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para ele teste atingiu uma certa maturidade.

Célio destacou dois fatores que contribuiram para o crescimento do exame neste ano. O primeiro é que as perguntas com longas introduções diminuiram, além de continuarem com imagens. O segundo é a diversidade dos temas no decorrer de toda a prova.

Segundo o coordenador, até a edição do ano retrasado a questões de Biologia abordavam muito o conteúdo ambiental. Este ano genética foi uma novidade entre as perguntas. Em Física, não foram necessárias muitas e extensas contas. As perguntas foram mais conceituais.

Veja a correção comentada do primeiro dia

Em 2013 muitos candidatos reclamaram da prova de Química, e foram respaldados por alguns professores. Este ano, de acordo com Célio, o conteúdo abordado não rompeu com as expectativas. Ele levanta a hipótese dos estudantes terem se preparado mais também especificamente para este teste.

Já em Ciências Humanas foi valorizado o aluno que estudou e se manteve atualizado, pois no exame constaram datas comemorativas como os 50 anos do Golpe Militar do Brasil e os 100 anos da Primeira Guerra Mundial. Ainda houve uma relação feita com o Motim do Vintém, ocorrido no início do século passado, com as manifestações de junho de 2013.

De acordo com o coordenador, também foi positivo manterem os temas clássicos históricos. Nas perguntas mais voltadas para Geografia, foram abordado assuntos interessantes relacionados a cartografia, deriva continental e relevo submarino. Por fim, Célio ressaltou que essa diversificação dos temas podem ser uma indicação que a atualização do currículo nacional será abrangente.

Por Dayse Luan