Conta gov.br e Enem: saiba o que é e como criar

A conta gov.br é utilizada para a inscrição do Enem, SiSU, ProUni e Fies, iniciativas do Ministério da Educação (MEC)

Conta gov.br é utilizada por mais de 150 milhões de brasileiros.
Crédito da Imagem: Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

A conta gov.br é o login único dos serviços digitais do governo federal. É uma conta digital que possibilita o acesso a diversos tipos de serviços públicos, documentos, como também se inscrever em avaliações.

Acesse aqui a conta gov.br!

Para o estudante se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é necessário que ele entre por meio dos dados da conta gov.br. Por isso, hoje em dia, é obrigatório que os candidatos tenham cadastro nesta conta para participar do Enem e futuramente se inscrever nos processos seletivos do Ministério da Educação (MEC) que oferta vagas no ensino superior.

Conforme o governo federal, o portal gov.br ultrapassou a marca de 150 milhões de usuários em 2023.

Saiba mais: O que é o Inep e quais os exames que ele realiza

O que é a conta gov.br?

A conta gov.br é um login do governo federal utilizado para o acesso a serviços públicos. O cadastro na conta é gratuito e atualmente é obrigatório para diversos tipos de atividades.

É possível ter a conta gov.br ativa, mesmo sem ter o aplicativo no celular ou tablet. Entretanto, a partir do app é possível acessar serviços de maneira mais prática como reconhecimento facial e prova de vida. 

Para que serve a conta gov.br?

A conta gov.br é utilizada em diversos tipos de serviços públicos e serve para acessar documentos oficiais no formato digital. Confira:

Inscrição no Enem, SiSU, ProUni e Fies

A inscrição nas provas do Enem, como também nos processos seletivos do MEC (SiSU, ProUni e Fies) é feita a partir dos dados de acesso da conta gov.br.

Por isso, todos os estudantes que desejam disputar uma vaga no ensino superior por meio das seleções do governo precisam ter a conta gov.br, seja em uma universidade pública, ou na particular, com bolsa de estudo e financiamento estudantil.

Além da inscrição, as etapas seguintes de todas as iniciativas do MEC são feitas com os dados de acesso da conta gov.br.

É possível acessar as etapas na página do participante do Enem e no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Entre elas estão:

  • Cartão de confirmação de inscrição com o local de prova do Enem;

  • Resultado do Enem;

  • Espelho da redação do Enem;

  • Correção detalhada da redação do Enem;

  • Resultado das chamadas do ProUni, SiSU e Fies;

  • Participação da lista de espera do SiSU, ProUni e Fies.

Leia também: Como usar as notas do Enem

Acesso a documentos digitais

O acesso aos documentos oficiais no formato digital como a Carteira Digital de Trânsito (CNH), Carteira Digital de Trabalho é feito por meio da conta gov.br.

Além disso, é possível acessar os documentos militares, tais como o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), de reservista e alistamento militar.

Consulta de informações sobre o SUS

A conta gov.br serve para acessar os dados e informações sobre saúde, por meio do aplicativo Conecte SUS.

Com ele, é possível consultar o cartão nacional de vacina, cadastrar informações de medicação, dados de exames, como também verificar as unidades de saúde próximas a você.

Declaração do Imposto de Renda

A declaração do imposto de renda, como também a verificação de informações da Receita Federal é feita por meio dos dados da conta gov.br.

Consulta de dados do INSS

Acesse suas informações de aposentadoria e contribuição por meio do Portal Meu INSS. É possível também realizar a prova de vida por meio do reconhecimento facial.

Inscrição no Concurso Nacional Unificado (CNU)

Para se inscrever no Concurso Público Nacional Unificado, conhecido como o "Enem dos concursos", é necessário ter a conta gov.br. 

Assinatura de documentos digitais

Com o gov.br, é possível emitir assinatura digital oficial para documentos digitais.

Além do uso nacional, os estados utilizam a conta para atividades e outros tipos de serviços públicos. 

Como criar a conta gov.br?

Para criar a conta gov.br é necessário ter o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Acesse a página do portal e digite seu CPF.

Página inicial do portal da conta gov.br.
Crédito: Divulgação / Governo Federal. 

É necessário indicar dados de contato como o número de celular e endereço de e-mail, que poderão ser utilizados para o envio de código.

Exitem diferentes formas de criar a conta gov.br. Veja quais:

  • Cadastro pelo aplicativo de celular gov.br;

  • Cadastro por meio de bancos credenciados;

  • Cadastro por meio de Internet Banking dos bancos conveniados;

  • Cadastro por meio de informações básicas do cidadão.

Caso a conta seja feita diretamente do celular, o procedimento inclui o reconhecimento facial. A partir desse procedimento, é possível acessar serviços específicos que exigem a autenticação pelo rosto. 

Como recuperar a senha da conta gov.br?

Na página inicial de login da conta gov.br, digite seu CPF, o sistema vai te pedir a senha. Basta clicar em "Esqueci minha senha".

O sistema vai te dar várias opções para recuperar sua senha: 

  • Título de eleitor ou CNH: poderá recuperar a senha por meio de validação facial pela câmera do celular ou webcam;

  • Bancos credenciados: poderá recuperar a senha fazendo login nos bancos credenciados;

  • E-mail: você receberá um código de acesso no seu e-mail;

  • Celular: receberá um código de acesso via SMS;

  • Formulário: para recuperar a senha é necessário preencher seus dados e algumas informações. A resposta da solicitação será encaminhada via e-mail em até 7 dias úteis.

A página oferece as formas de recuperar a senha de acordo com nível de segurança de cada opção. A primeira opção apresentada, por validação facial, é a mais segura.

Caso não tenha celular, bem como, não tenha o título de eleitor e CNH digitais, é só clicar em Não tenho celular. Será emitido um aviso sobre a questão da segurança.

Assim, serão apresentadas por ordem de segurança as opções de recuperação. Após a validação por reconhecimento facial, as opções são: bancos credenciados, endereço de e-mail, celular e por último, o formulário de solicitação de recuperação de senha.

Pronto! Você poderá criar uma nova senha ao escolher uma das opções. Caso não consiga recuperar por nenhuma das opções, entre em contato com o suporte do gov.br.

Níveis de segurança da conta gov.br

A conta gov.br possui três tipos de níveis de segurança: ouro, prata e bronze. Confira:

Níveis de segurança da conta gov.br.
Crédito: Divulgação / Governo Federal. 

Quanto maior o nível de segurança, melhor é a confiabilidade no uso dos dados da conta para realizar determinados serviços. É possível aumentar o nível dentro do próprio portal, basta seguir as orientações.