Como cancelar a inscrição no Enem
Tire suas dúvidas sobre as maneiras de cancelar a participação no Enem
O estudante pode cancelar a sua inscrição no Enem. Os motivos para não fazer mais a prova variam de acordo com cada situação e as formas de proceder também.
Primeiro, o aluno precisa entender por que quer cancelar a inscrição no Enem. Após fazer a análise, pode ser que o motivo do cancelamento possa ser resolvido.
Confira abaixo os diferentes motivos que podem levar o estudante a querer cancelar a inscrição no Enem e veja o que fazer em cada caso:
Não consegui a isenção
Um dos motivos para cancelar a inscrição do Enem é quando o estudante não é beneficiado com a isenção de taxa de inscrição do Enem, que atualmente custa R$ 85, e não tem condições financeiras para pagar esse valor.
Caso o inscrito acredite que não recebeu a isenção do Inep por falta de dados, ele pode enviar os que faltaram ou entrar com recurso para entender o porquê de não ter ganhado a isenção.
Vale lembrar que somente pode pedir isenção de taxa de inscrição do Enem quem estudou na rede pública de ensino e que tem baixa renda ou é inscrito no CadÚnico.
Em resumo: se você não conseguiu a isenção e não têm condições de pagar a taxa do Enem, basta não pagar o boleto que foi gerado que sua inscrição no Enem será cancelada.
Esqueci minha senha
Alguns estudantes resolvem cancelar a inscrição no Enem porque perderam a senha de acesso à Página do Enem. Mas, se for esse o caso, saiba que é possível recuperar esse dado.
Para recuperar a senha do Enem, o inscrito no exame precisa entrar na Página do Participante e seguir os procedimentos listados abaixo:
Clique no ícone azul escrito "Página do Participante - Entrar com conta gov.br".
Você será redirecionado para a portal gov.br.
Depois de informar seu CPF, o sistema vai te pedir a senha. Basta clicar em "Esqueci minha senha".
O sistema vai te dar várias opções para recuperar sua senha:
-
Título de eleitor ou CNH: poderá recuperar a senha por meio de validação facil pela câmera do celular ou webcam;
-
Bancos credenciados: poderá recuperar a senha fazendo login nos bancos credenciados;
-
E-mail: você receberá um código de acesso no seu e-mail;
-
Celular: receberá um código de acesso via SMS;
-
Formulário: para recuperar a senha é necessário preencher seus dados e algumas informações. A resposta da solicitação será encaminhada via e-mail em até 7 dias úteis.
A página oferece as formas de recuperar a senha de acordo com nível de segurança de cada opção. A primeira opção apresentada, por validação facial, é a mais segura.
Caso não tenha celular, bem como, não tenha o título de eleitor e CNH digitais, é só clicar em Não tenho celular. Será emitido um aviso sobre a questão da segurança.
Assim, serão apresentadas por ordem de segurança as opções de recuperação. Após a validação por reconhecimento facial, as opções são: bancos credenciados, endereço de e-mail, celular e por último, o formulário de solicitação de recuperação de senha.
Pronto! Você poderá criar uma nova senha ao escolher uma das opções. Caso não consiga recuperar por nenhuma das opções, entre em contato com o suporte do gov.br.
Acompanhe o passo a passo para a recuperar a senha do Enem no vídeo abaixo:
Descobri que estarei em outra cidade
Fique tranquilo(a)! Não é preciso cancelar a inscrição no Enem. Neste caso, faça o login na Página do Participante e altere seu local de prova para a cidade em que você estará nos dias do Enem. A alteração do local de prova só pode ser feita durante o período de inscrições. Então fique atento(a) ao prazo.
Não quero mais fazer o Enem
Caso você perceba que não quer mais fazer o Enem ou não se sente preparado para as provas, a sua inscrição no Enem é cancelada se você não comparecer no dia do exame.
Importante: caso você tenha ganhado a isenção de taxa do Enem e não comparecer às provas, terá que justificar o motivo pelo qual faltou para poder pedir a gratuidade novamente.
Se ainda restam dúvidas ou você está com algum problema na inscrição, ligue para o Inep pelo 0800 616161.