10 temas relacionados com as Olimpíadas que podem cair no Enem
Professores de cinco disciplinas contam como os Jogos Olímpicos podem ser contextualizados com as teorias aprendidas em sala de aula no Enem 2016.
O Brasil sedia, neste mês de agosto, o maior evento esportivo do mundo, as Olimpíadas. Esta é a primeira vez que os Jogos Olímpicos acontecem na América do Sul, e a cerimônia de abertura já apareceu entre os assuntos mais comentados no Twitter. Os jogos continuam tendo repercussão no mundo digital e real e não deve ser diferente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é conhecido por contextualizar e relacionar situações do cotidiano às teorias aprendidas em sala de aula em suas questões. Pensando nisso, o Vestibular Brasil Escola conversou com professores do Brasil Escola e do QG do Enem para saber como as Olimpíadas podem ser abordadas no maior exame educacional do país. Confira e prepare-se!
HISTÓRIA
Origem dos Jogos Olímpicos
Um dos pontos mais importantes referentes às Olimpíadas que pode ser abordado nas questões de história do Enem e de Vestibulares, de modo geral, é a origem deles. É importante ressaltar aos estudantes que os Jogos Olímpicos tiveram origem na cidade de Olímpia, na Grécia Antiga. Os jogos tinham um forte vínculo religioso, pois eram dedicados a Zeus, o principal deus do Olimpo. O objetivo das Olimpíadas era promover a trégua entre as cidades-estado rivais por meio de jogos esportivos. Mitologicamente, a origem das Olimpíadas era explicada pelos gregos a partir do doze trabalhos de Hércules. Uma curiosidade que também pode ser explorada é a questão das Fraudes Olímpicas na Grécia Antiga.
Uso das Olimpíadas como propaganda pelo Nazismo
Outro ponto importante a ser ressaltado é a questão do uso das Olimpíadas pelo nazismo, em 1936. Uma das principais ferramentas de controle e imposição política utilizada pelo regime de Adolf Hitler era a propaganda. O cinema e o rádio eram os veículos mais eficazes, mas o esporte também era. Eventuais vitórias em larga escala dos atletas alemães mostrariam ao mundo a superioridade da raça branca, segundo o nazismo.
Os pós brancos utilizados pelos ginastas olímpicos podem ser associados às funções inorgânicas
QUÍMICA
Funções inorgânicas
Quando um ginasta olímpico se prepara para fazer a sua apresentação, é comum observarmos que ele coloca um pó branco nas mãos. O objetivo desse pó é aumentar a aderência de seus movimentos junto às barras, argolas, etc. Os pós brancos são o carbonato de magnésio (MgCO3) ou o carbonato de cálcio (CaCO3), que aumentam a aderência das mãos aos aparelhos, facilitando os movimentos e evitando os deslizes causados pelas mãos umedecidas pelo suor. Neste caso, as propriedades das funções inorgânicas bem como suas reações podem ser abordadas no Enem, como aconteceu nas provas de 2015, 2013, 2012, 2009, 2007, 2005, 2001, 1999 e 1998.
Reação de Combustão e Combustíveis
A própria tocha olímpica é como um isqueiro sofisticado: dotada de um combustível líquido e um sistema controlador de pressão que o transforma em gás para a queima. O combustível utilizado é uma mistura dos gases butano e propileno, que fornecem a cor alaranjada da chama. O cilindro, inserido na parte inferior da tocha, tem gás suficiente para queimar por 20 minutos, apenas. A tocha foi projetada para resistir às chuvas, ventanias e outras intempéries. Através da reação de combustão, conhecemos o calor liberado pela reação. O Enem pode facilmente correlacionar a quantidade de calor liberado por uma certa quantidade do combustível, como caiu na prova de 2015. Ou perguntar qual combustível libera mais CO2, quando a mesma quantidade deles for queimada, como caiu em 2011, 2010, e 2009.
FÍSICA
Lançamento oblíquo
O estudo do lançamento oblíquo está envolvido em esportes como lançamento de dardo, lançamento de peso e salto em distância. As equações do lançamento oblíquo nos mostram que, se o ângulo de lançamento de um objeto for de 45°, o alcance será o máximo possível. Os atletas dessas modalidades treinam para que os ângulos de saída sejam próximos de 45° e, assim, possam alcançar o melhor resultado possível.
Cinemática
Os estudos de cinemática estão relacionados principalmente com a velocidade e aceleração. Sendo assim, esportes como corrida dos 100 m rasos, 400 m rasos, corrida com obstáculos, etc., podem render questões de física nessa área.
Função dos alimentos no organismo pode ser cobrada nas questões de Biologia
BIOLOGIA
Alimentação Saudável
A alimentação saudável é essencial para garantir que um atleta tenha preparo para uma prova. Os carboidratos, por exemplo, são responsáveis por fornecer energia para a prática de uma determinada atividade, enquanto as proteínas são essenciais para garantir a recuperação depois da atividade e também para repor as reservas de glicogênio no fígado e músculos. No Enem, as questões podem abordar a função dos alimentos no organismo e as necessidades diferentes de um indivíduo para outro. É importante destacar também que a alimentação de um atleta é diferente da alimentação de um indivíduo normal, pois ele apresenta um grande gasto energético. Para conseguir energia, nosso corpo utiliza a glicose disponível.
Respiração celular
O processo de respiração celular é responsável por garantir o fornecimento de energia para as células na presença de oxigênio. Quando o oxigênio não está presente, observa-se o processo de fermentação, que resulta na liberação de ácido lático. Esse tópico é muito importante, uma vez que atividades muito intensas e realizadas por tempo prolongado podem levar à diminuição do oxigênio no tecido muscular e a realização da fermentação lática. Na prova, além de cobrarem o tema respiração e fermentação lática, pode ser abordada a questão da fadiga muscular. Por muito tempo as dores foram associadas à formação de ácido lático, entretanto, estudos recentes sugerem que sua produção não é suficiente para causar a fadiga.
MATEMÁTICA
Equações e funções do segundo grau
No arremesso de peso, lançamento de disco, golfe, basquete, futebol, vôlei, tênis, entre outros, o deslocamento dos objetos usados (disco, peso, bola) pode ser descrito por uma parábola, dependendo das condições climáticas e do vento. É possível que existam questões explorando equações e funções do segundo grau, bem como questões comparando as parábolas descritas pelos objetos ao mesmo tempo. Qualquer esporte em que um objeto é lançado (incluindo o salto a distância) pode render questões desse tipo.
Probabilidade
Em tiro com arco e tiro esportivo, é possível cobrar alguma fórmula para calcular o erro do tiro que envolva a resistência do ar vento, etc. Além disso, nesses e em todos os esportes com bola,é possível que sejam criadas questões envolvendo probabilidade.
*Créditos da imagem: lazyllama / Shutterstock.com