8 eventos ligados ao Enem que merecem atenção neste início de ano

Muitos acontecimentos estão marcados para janeiro, por isso toda atenção é pouca.
Em 02/01/2018 12h27 , atualizado em 08/01/2018 15h13 Por Rafael Batista

Crédito da Imagem: Calendário Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O ano acabou de começar, mas aqueles que desejam ingressar em um curso superior não podem perder tempo. Em janeiro, tem uma série de eventos previstos para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Já aqueles que ainda não fizeram as provas do Enem,podem ficar atentos para o calendário que deve ser divulgado nos próximos meses.

Pensando na rotina destes estudantes, preparamos uma lista dos eventos que merecem atenção neste começo de ano. Confira:

1. Resultado do Enem

Sem dúvida que um dos acontecimentos esperados é o resultado do Enem 2017, pois, a partir dele, o estudante vai poder concorrer a vagas em universidades públicas e participares por meio do SiSU, Fies e ProUni. Neste ano, o resultado deve ser liberado no dia 19 de janeiro. Fique ligado no Brasil Escola para não perder o resultado do Enem 2017.

Tire suas dúvidas sobre o resultado do Enem

2. Consulta por vagas SiSU 2018/1

Desde o dia 12 de dezembro, os estudantes podem consultar no site do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) as vagas que serão oferecidas em 2018/1. Ao todo, devem ser disponibilizadas quase 240 mil vagas em 130 instituições públicas de ensino superior. Veja os detalhes.

3. Inscrições no SiSU

Depois de divulgado o resultado do Enem 2017, os interessados poderão se inscrever para as vagas oferecidas pelo SiSU. Neste caso, o prazo estará aberto entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro, com resultado no dia 2 de fevereiro. A participação é facultada aos estudantes que fizeram as provas do último Enem, com nota acima de zero na prova de redação.

Entenda como funciona o SiSU

4. ProUni 2018/1

Outra iniciativa do Governo Federal que utiliza as notas do Enem é o Programa Universidade Para Todos (ProUni). Podem se inscrever os estudantes com média mínima de 450 pontos e que comprovem renda dentro dos critérios previstos. Veja os detalhes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O ProUni oferece bolsas, integrais e parciais, em cursos de graduação de instituições privadas. O calendário do programa ainda não foi divulgado, mas nos anos anteriores as inscrições ocorreram logo depois do resultado do SiSU.

5. Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também não está com o calendário definido, apesar de as novas regras terem sido anunciadas. É importante que aqueles estudantes interessados em financiar a faculdade estejam atentos às regras e a divulgação do cronograma para o primeiro semestre.

Veja dos detalhes do Fies

6. Vagas Remanescentes

Em geral, os programas que dependem do Enem abrem prazo para o preenchimento de vagas remanescentes. Alguns deles oferecem oportunidades para estudantes que participaram de outras edições do exame, por isso, após os resultados, os candidatos que não foram selecionados podem ter uma segunda chance.

7. Outros processos seletivos

Além da oferta de vagas pelos programas do Governo Federal, algumas instituições usam as notas do Enem em seus vestibulares. Na Lista de Adesão ao Enem e SiSU do Brasil Escola estão as instituições públicas, mas algumas faculdades da rede privada também oferecem vagas pelo Enem.

8. Enem 2018

Sim, é hora de pensa no Enem 2018. Apesar de não ter data para a divulgação do Edital, que geralmente acontece é maio, o começo do ano é tempo propício para estudos. O Brasil Escola é seu parceiro nessa jornada:

Dicas de Estudos para o Enem

Provas e Gabaritos das edições anteriores do Enem

Canal de Vídeos do Brasil Escola


Relacionados

Consulte vagas que serão oferecidas no SiSU 2018/1
MEC liberou nesta terça-feira, 12 de dezembro, a consulta às vagas que serão oferecidas na primeira edição de 2018 do SiSU
Notícias
Fies 2017/2: inscrições para vagas remanescentes fecham hoje (28)
Chega ao fim nesta quinta-feira, 28 de dezembro, o prazo de inscrições para as vagas remanescentes do Processo Seletivo 2017/2 do Fies
Notícias
Governo aprova novo Fies para 2018
O presidente Michel Temer sancionou nesta quinta-feira, 7 de dezembro, o novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), proposto em julho deste ano
Notícias
Inep vai antecipar o resultado do Enem 2017
O resultado estava previsto para o dia 19 de janeiro, mas conforme informações do Inep deve ser antecipado.
Notícias
MEC estabelece critérios para a manutenção do Fies
Os estudantes financiados pelo FIES deverão obter um desempenho mínimo por semestre para continuarem com o benefício.
Notícias
Pré-vestibular e Enem social do Rio de Janeiro recebe inscrições
Cursinho pré-vestibular situado no Rio de Janeiro está com inscrições abertas para as turmas de 2018.
Notícias
UnB ofertará quase 2 mil vagas no SiSU 2018/1
A Universidade de Brasília (UnB) vai disponibilizar, na primeira edição de 2018 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), 1.988 vagas
Notícias
Veja quais universidades oferecerão curso de Medicina no SiSU 2018/1
No total, 87 instituições vão oferecer o curso de Medicina no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2018/1
Notícias