O que são soft skills e qual é a melhor forma de desenvolvê-las na faculdade?

Hoje, as soft skills, ou habilidades emocionais, são diferenciais tão desejados pelo mercado quanto o conhecimento técnico do profissional. Com a Experiência Estácio, os alunos podem desenvolver essas habilidades, como adaptabilidade, liderança e comunicação, já na faculdade, vivenciando situações profissionais reais durante o curso.
Por Estácio

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Ao aplicar para uma oportunidade no mercado de trabalho, o aluno percebe que os recrutadores não buscam apenas conhecimento técnico da área, as chamadas hard skills, mas também querem saber cada vez mais sobre as soft skills do candidato. O termo se refere a habilidades comportamentais, como inteligência emocional, comunicação assertiva e ética, por exemplo, e tem ganhado cada vez mais espaço na decisão das vagas.

Assim como as habilidades técnicas, as comportamentais também são desenvolvidas pela soma de conteúdo e prática, e reforça a necessidade de ter vivências profissionais já durante a faculdade.

Graças às experiências profissionais oferecidas em parceria com grandes empresas e festivais, como o Rock in Rio e a CCXP, além de experiências práticas e exclusivas dentro de uma infraestrutura completíssima, a Estácio proporciona aos alunos não só o desenvolvimento técnico durante a faculdade, mas também das soft skills mais procuradas pelo mercado.

Tópicos deste artigo

Conheça a Experiência Estácio

Na Estácio, cursos de todas as áreas do conhecimento contam com experiências profissionais que impulsionam o desenvolvimento dos alunos. São situações reais do dia a dia das profissões que servem não só para colocar em prática o que é visto em sala de aula, mas também refinar o comportamento durante essas experiências.

Com inteligência emocional e flexibilidade, alunos Estácio atuam nos bastidores dos maiores eventos do Brasil e do mundo

Há mais de 10 anos, a Estácio leva seus alunos para viverem a emoção de participar ativamente dos maiores eventos nacionais e internacionais. Atuando em diferentes frentes dentro das Olimpíadas, do Rock in Rio, do Lollapalooza e da CCXP, da montagem à cozinha, passando pela cobertura e tantas outras atividades, os alunos precisam lidar com toda a sorte de imprevistos a que os grandes eventos estão suscetíveis.

Neste cenário, a inteligência emocional para lidar com os sentimentos em meio a mudanças repentinas e a flexibilidade para responder rápido às novas necessidades é essencial e é parte do segredo de sucesso da parceria entre a instituição e os eventos.

Trabalho em equipe e gestão do tempo na Rádio Samba

Os alunos de audiovisual da Estácio colocam em prática tudo que aprendem em sala de aula na Rádio Samba, um projeto fruto da parceria entre a instituição e o sambista Dudu Pagodinho. Seja nos estúdios da Estácio ou em berços do samba carioca, os alunos participam de todo o processo de criação, captação e exibição dos conteúdos e ainda têm contato com grandes nomes do samba brasileiro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O sucesso da Rádio Samba só é possível pelo trabalho em equipe dos alunos, tanto no dia a dia da rádio como também em eventos especiais, e também pela gestão do tempo que é essencial para a dinâmica da criação de conteúdo.

Estes são apenas alguns exemplos de como a Experiência Estácio ajuda o aluno a se desenvolver por completo para o futuro profissional. A instituição oferece atividades práticas reais para cursos de todas as áreas, que desenvolvem as soft skills mais importantes para a atuação dos alunos nas futuras profissões.

Ética e empatia no atendimento à comunidade

Sob a supervisão dos professores, os alunos dos cursos de saúde realizam atendimentos à comunidade, levando o cuidado para quem mais precisa. Nestes atendimentos, tão importante quanto o diagnóstico é entender o contexto em que essas pessoas vivem. Isso faz toda a diferença nos tratamentos e prevenções.

A empatia é fundamental para realizar essa escuta dos pacientes e a ética no atendimento torna a relação entre aluno e paciente mais humanizada.

Comunicação assertiva e resolução de conflitos na assistência jurídica

Por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas, os alunos de Direito oferecem assistência jurídica gratuita para a população. Sob a supervisão dos professores, eles desenvolvem muito mais que o conhecimento técnico nesta atividade.

Todo atendimento depende de uma comunicação assertiva para manter alunos e população sempre na mesma página, enquanto a resolução de conflitos é essencial para o sucesso da atividade.

Ser profissional desde o primeiro dia

A Experiência Estácio facilita a entrada dos alunos em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, oferecendo vivências práticas e exclusivas que se tornam fundamentais para a formação de profissionais capacitados e disputados pelos recrutadores. Além de colocar grandes experiências no currículo, os alunos desenvolvem também as soft skills que serão exigidas no momento de entrada no mercado de qualquer profissão.