O que fazer no dia do vestibular

Conferir o local de prova, providenciar a documentação e cuidar da alimentação são atitudes necessárias para os estudantes
Por Lorraine Vilela Campos

A hora da prova é de grande tensão para o vestibulando
A hora da prova é de grande tensão para o vestibulando
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Você estudou o ano todo para entrar em uma faculdade e as provas se aproximam, mas aí bate aquela dúvida: o que fazer no dia do vestibular ou do Enem? A preparação para um processo seletivo vai além de saber o conteúdo, por isso, o Brasil Escola separou algumas dicas.

Tópicos deste artigo

1) Leia as regras no edital

O edital é o documento oficial que traz as regras e orientações para cada vestibular. Leia o regulamento e confira o que é permitido ou proibido, os horários de entrada e saída dos locais de provas e demais especificidades do processo seletivo. 

Veja também: Como ler o edital do vestibular e do Enem

2) Diminua o ritmo na véspera

Não adianta deixar para estudar tudo na véspera do vestibular. O dia que antecede as provas deve ser aproveitado para revisar os conteúdos de forma rápida, descansar, praticar alguma atividade física ou conversar com os amigos, por exemplo. Se a prova for pela manhã, diminua as atividades no começo da noite e durma cedo. 

3) Confirme o local e horário do vestibular

Consulte seu local de prova, confira o endereço e veja se não houve alteração de última hora. Existem universidades que têm mais de uma unidade na mesma cidade, então é importante saber em qual campus você fará o vestibular.

Vai de transporte público? Saiba quais linhas passam pelo local do vestibular e se há alterações aos sábados e domingos (dias mais comuns para seleções). Tenha noção de quanto tempo levará de sua casa até o local das provas e saia com antecedência para evitar eliminação por atraso.

    • Devo levar o cartão de confirmação?

O cartão de confirmação é o documento com os locais de prova, e estar como ele impresso facilita que o candidato localize sua sala de prova, evitando atrasos. No entanto, é preciso que o participante confira no edital do vestibular se a instituição de ensino exige que o comprovante seja levado para a seleção ou se é opcional. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

4) Confira a documentação necessária

É obrigatório estar com o documento de identificação original com foto para fazer as provas de qualquer vestibular. É importante que a documentação esteja em boas condições para que o fiscal de sala possa te identificar. Por isso, não leve para o vestibular documento sem foto, cópias (mesmo que autenticadas) ou versões digitais da documentação. 

Veja a seguir quais os documentos podem ser usados como identificação!

    • Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
    • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive reconhecidos como refugiados;
    • Carteira de Registro Nacional Migratório;
    • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
    • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
    • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
    • Certificado de Dispensa de Incorporação;
    • Certificado de Reservista;
    • Passaporte;
    • Carteira Nacional de Habilitação com foto;
    • Identidade funcional.

5) Saiba o que levar para as provas

As provas de vestibulares devem ser respondidas com caneta, por isso, providencie o material o quanto antes! É fundamental conferir no edital qual a cor de tinta que a instituição determina, sendo mais comum o uso de canetas com tinta preta ou azul

Para não correr o risco de perder a prova por falha na caneta ou pela tinta acabar, o recomendável é levar mais de uma. Outros materiais como lápis preto, borracha e régua só podem ser levados para o vestibular se forem autorizados pelas instituições em seus editais. 

6) Cuide de sua alimentação

O ideal é adotar uma rotina alimentar, o que nem sempre é possível. Então, que tal usar os alimentos a seu favor? Na véspera das provas, comece a preparar seu organismo para as longas horas do vestibular. Escolha comidas que deem saciedade e sejam de fácil digestão. À noite, não exagere ao comer e tente consumir alimentos e bebidas que auxiliem a digerir o jantar e relaxem o corpo para um bom sono. 

Veja também: Alimentação interfere nos estudos?

No dia do vestibular não fique sem comer! Se você é daqueles que perdem a fome por ansiedade, saiba que ficar horas sem se alimentar pode ser perigoso e resultar em queda de glicose. Uma boa opção para começar o dia é um café da manhã com frutas, mel e cereais e pães integrais, alimentos que dão energia e estimulam a atividade cerebral logo cedo. 

Água, frutas, castanhas e barrinhas de cerais podem ser consumidos antes e durante as provas

Se houver horário para almoço no dia do vestibular, monte uma refeição com um pouco de cada nutriente (carboidrato, proteína, ferro e fósforo). Evite comidas pesadas (não rola feijoada antes de horas de tensão, não é?), já que a demora na digestão pode causar cansaço e indisposição no estudante, assim como alimentos que causam gases não são uma boa opção. 

Durante a prova, coma pequenas porções de castanhas, chocolate amargo ou meio amargo, frutas (exceto laxativas como mamão), barras de cereais, sanduíches naturais etc. Lembre-se também de beber água, podendo também consumir sucos, água de coco ou isotônicos. Refrigerantes e energéticos industrializados não são uma boa opção pelo alto índice de açúcar. 

7) Acredite em você!

Tente manter a calma, utilize o conhecimento adquirido durante os estudos para o vestibular e confie em você. Preste atenção às orientações dos aplicadores de provas e fiscais de sala para que as dúvidas sejam esclarecidas. Leia o caderno de provas e confira se seus dados estão corretos e, caso haja algum erro, comunique aos aplicadores. 

Uma dica para a prova é resolver as questões que você tem certeza e deixar as que lhe causam dúvida para depois. Dedique um tempo para a leitura dos enunciados das perguntas e também para os textos de apoio da redação. 

Quer matar a curiosidade de como é a estrutura da prova da universidade para a qual vai prestar o vestibular? Acesse as provas e gabaritos no Brasil Escola! Basta escolher a instituição e conferir edições passadas de vestibulares de todo o Brasil!