Whatsapp
Em 09/12/2008 14h13 , atualizado em 13/03/2020 11h13

O que fazer no dia do vestibular

Dicas de Vestibular

Conferir o local de prova, providenciar a documentação e cuidar da alimentação são atitudes necessárias para os estudantes Por Lorraine Vilela Campos
A hora da prova é de grande tensão para o vestibulando
A hora da prova é de grande tensão para o vestibulando
PUBLICIDADE

Você estudou o ano todo para entrar em uma faculdade e as provas se aproximam, mas aí bate aquela dúvida: o que fazer no dia do vestibular ou do Enem? A preparação para um processo seletivo vai além de saber o conteúdo, por isso, o Brasil Escola separou algumas dicas.

1) Leia as regras no edital

O edital é o documento oficial que traz as regras e orientações para cada vestibular. Leia o regulamento e confira o que é permitido ou proibido, os horários de entrada e saída dos locais de provas e demais especificidades do processo seletivo. 

Veja também: Como ler o edital do vestibular e do Enem

2) Diminua o ritmo na véspera

Não adianta deixar para estudar tudo na véspera do vestibular. O dia que antecede as provas deve ser aproveitado para revisar os conteúdos de forma rápida, descansar, praticar alguma atividade física ou conversar com os amigos, por exemplo. Se a prova for pela manhã, diminua as atividades no começo da noite e durma cedo. 

3) Confirme o local e horário do vestibular

Consulte seu local de prova, confira o endereço e veja se não houve alteração de última hora. Existem universidades que têm mais de uma unidade na mesma cidade, então é importante saber em qual campus você fará o vestibular.

Vai de transporte público? Saiba quais linhas passam pelo local do vestibular e se há alterações aos sábados e domingos (dias mais comuns para seleções). Tenha noção de quanto tempo levará de sua casa até o local das provas e saia com antecedência para evitar eliminação por atraso.

    • Devo levar o cartão de confirmação?

O cartão de confirmação é o documento com os locais de prova, e estar como ele impresso facilita que o candidato localize sua sala de prova, evitando atrasos. No entanto, é preciso que o participante confira no edital do vestibular se a instituição de ensino exige que o comprovante seja levado para a seleção ou se é opcional. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

4) Confira a documentação necessária

É obrigatório estar com o documento de identificação original com foto para fazer as provas de qualquer vestibular. É importante que a documentação esteja em boas condições para que o fiscal de sala possa te identificar. Por isso, não leve para o vestibular documento sem foto, cópias (mesmo que autenticadas) ou versões digitais da documentação. 

Veja a seguir quais os documentos podem ser usados como identificação!

    • Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
    • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive reconhecidos como refugiados;
    • Carteira de Registro Nacional Migratório;
    • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
    • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
    • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
    • Certificado de Dispensa de Incorporação;
    • Certificado de Reservista;
    • Passaporte;
    • Carteira Nacional de Habilitação com foto;
    • Identidade funcional.

5) Saiba o que levar para as provas

As provas de vestibulares devem ser respondidas com caneta, por isso, providencie o material o quanto antes! É fundamental conferir no edital qual a cor de tinta que a instituição determina, sendo mais comum o uso de canetas com tinta preta ou azul

Para não correr o risco de perder a prova por falha na caneta ou pela tinta acabar, o recomendável é levar mais de uma. Outros materiais como lápis preto, borracha e régua só podem ser levados para o vestibular se forem autorizados pelas instituições em seus editais. 

6) Cuide de sua alimentação

O ideal é adotar uma rotina alimentar, o que nem sempre é possível. Então, que tal usar os alimentos a seu favor? Na véspera das provas, comece a preparar seu organismo para as longas horas do vestibular. Escolha comidas que deem saciedade e sejam de fácil digestão. À noite, não exagere ao comer e tente consumir alimentos e bebidas que auxiliem a digerir o jantar e relaxem o corpo para um bom sono. 

Veja também: Alimentação interfere nos estudos?

No dia do vestibular não fique sem comer! Se você é daqueles que perdem a fome por ansiedade, saiba que ficar horas sem se alimentar pode ser perigoso e resultar em queda de glicose. Uma boa opção para começar o dia é um café da manhã com frutas, mel e cereais e pães integrais, alimentos que dão energia e estimulam a atividade cerebral logo cedo. 

Água, frutas, castanhas e barrinhas de cerais podem ser consumidos antes e durante as provas

Se houver horário para almoço no dia do vestibular, monte uma refeição com um pouco de cada nutriente (carboidrato, proteína, ferro e fósforo). Evite comidas pesadas (não rola feijoada antes de horas de tensão, não é?), já que a demora na digestão pode causar cansaço e indisposição no estudante, assim como alimentos que causam gases não são uma boa opção. 

Durante a prova, coma pequenas porções de castanhas, chocolate amargo ou meio amargo, frutas (exceto laxativas como mamão), barras de cereais, sanduíches naturais etc. Lembre-se também de beber água, podendo também consumir sucos, água de coco ou isotônicos. Refrigerantes e energéticos industrializados não são uma boa opção pelo alto índice de açúcar. 

7) Acredite em você!

Tente manter a calma, utilize o conhecimento adquirido durante os estudos para o vestibular e confie em você. Preste atenção às orientações dos aplicadores de provas e fiscais de sala para que as dúvidas sejam esclarecidas. Leia o caderno de provas e confira se seus dados estão corretos e, caso haja algum erro, comunique aos aplicadores. 

Uma dica para a prova é resolver as questões que você tem certeza e deixar as que lhe causam dúvida para depois. Dedique um tempo para a leitura dos enunciados das perguntas e também para os textos de apoio da redação. 

Quer matar a curiosidade de como é a estrutura da prova da universidade para a qual vai prestar o vestibular? Acesse as provas e gabaritos no Brasil Escola! Basta escolher a instituição e conferir edições passadas de vestibulares de todo o Brasil!

Artigos Relacionados
Provas do PSS1 serão em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Areia e Bananeiras.
Mais de 140 mil inscritos concorrem as cerca de 11 mil vagas disponibilizadas. Provas serão das 13h às 18h.
Testes ocorrem a partir das 14h em dez cidades. Estudantes terão que responder 90 questões de múltipla escolha.
Quase 20 mil candidatos se inscreveram para as provas, que serão ao longo da tarde.
Quase 12 mil candidatos são esperados; provas serão durante a tarde.
Exames serão no próximo dia 23 em 25 cidades de Santa Catarina. Concorrência também pode ser conferida.
Provas serão das 8h às 12h30 em oito cidades mineiras; resultado sai dia 26.
Mais de 28 mil inscritos estão na disputa pelas mais de 7 mil vagas oferecidas. Provas serão das 9h às 14h.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES