Pré-vestibular da Udesc

Instituição oferece cursinhos gratuitos em Joinville, Balneário Camboriú, Lages e Laguna
Por Lucas Afonso

Aula do curso pré-vestibular da Udesc
Estudantes do cursinho da Udesc em Balneário Camboriú
Crédito da Imagem: Karin Radtke da Silva
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) conta com oportunidades de preparação para vestibulares por meio de cursos comunitários. Confira abaixo iniciativas da instituição que contribuem para que jovens de escolas públicas ingressem no ensino superior. 

Edusca Pré-vestibular em Joinville

O curso é gratuito e oferecido pelo Programa de Extensão Edusca da Udesc de Joinville (SC). O objetivo da iniciativa é preparar os candidatos para as avaliações de vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

As disciplinas oferecidas são Física, Matemática, Química e Redação na grade obrigatória, e língua estrangeira (Inglês) na grade extracurricular. As inscrições acontecem de forma online e geralmente são ofertadas 50 vagas para matrículas efetivas e outras 50 para compor uma lista de espera. Confira abaixo os critérios de classificação para o processo:

    • Esteja cursando ou tenha cursado o ensino fundamental e médio integralmente na rede pública;
    • Esteja cursando ou já tenha cursado o Ensino Médio integralmente na rede pública;
    • Esteja cursando ou já tenha cursado o Ensino Médio com bolsa integral na rede privada.

O projeto conta com uma etapa de nivelamento, que possibilita uma revisão de conteúdos importantes antes do início do curso. Além da preparação convencional, há também monitorias de conteúdos e mentorias de apoio emocional. As aulas acontecem presencialmente na Udesc de Joinville.

Endereço: Udesc Campus Joinville, Rua Paulo Malschitzki, 200 - Zona Industrial Norte, Joinville (SC).
Site: www.udesc.br/cct/edusca 
E-mail: edusca.cct@udesc.br 
Instagram

Fique por dentro de dicas para o vestibular

Pré-Vestibular Comunitário em Balneário Camboriú

O pré-vestibular é um programa de extensão do Centro de Educação Superior da Foz do Rio Itajaí (CESFI) da Udesc, em Balneário Camboriú (SC). O curso foi criado em 2005 e contribui para que estudantes de escolas públicas da região possam acessar o ensino superior. Uma das finalidades é democratizar o ingresso à universidade pública. 

As turmas são formadas semestralmente com 60 vagas abertas a cada processo. As aulas são ofertadas remotamente por meio do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. As disciplinas oferecidas são Biologia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literatura e Redação, Matemática, Química, Espanhol e Inglês. 

A duração das aulas é de 12 semanas e elas se encerram na semana do vestibular da Udesc. Uma apostila é entregue gratuitamente aos estudantes para que eles possam acompanhar e estudar os conteúdos das aulas. 

A classificação é feita conforme ordem de inscrição dando prioridade a estudantes que estão cursando o terceiro ano do ensino médio ou que tenham concluído em escolas públicas ou estudantes bolsistas da rede privada. Caso as vagas não sejam preenchidas com este grupo, estudantes de escolas particulares podem participar da lista de espera. 

Endereço: Udesc Campus Balneário Camboriú, Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n, Edificio Alcides Abreu, Nova Esperança - Balneário Camboriú (SC).
Site: www.udesc.br/cesfi/prevestibular 
E-mail: dex.cesfi@udesc.br | prevestibularcomunitarioudesc@gmail.com 
Telefone: (47) 3398-6484

Leia também: Com ou sem cursinho?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Supera Pré-vestibular em Lages

O projeto foi criado em 2017 por estudantes do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Lages (SC). A iniciativa é totalmente gratuita e faz parte do programa de extensão Educação em Ciências da universidade. A quantidade de vagas ofertadas varia de acordo com a demanda.

A preparação para os vestibulares do estado e o Enem é o objetivo principal do cursinho. Estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas são o público-alvo. As aulas acontecem de abril a dezembro e geralmente são ofertadas no período noturno. A iniciativa também estimula o gosto pela Ciência.

Endereço: Udesc Campus Lages, Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), sala 102, Prédio de Medicina Veterinária da Udesc Lages - Lages/SC.
E-mail: superacav@gmail.com
Instagram | Facebook

Cursinho Pré-vestibular da Udesc em Laguna

A iniciativa gratuita oferece para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade econômica a oportunidade de se prepararem para vestibulares. Além das aulas de disciplinas comuns como Matemática, Física, Química, Biologia, Português, Geografia e História, o projeto conta com orientações sobre cursos de graduação, universidades e pedidos de isenção de inscrição dos vestibulares. 

A quantidade de vagas pode chegar até 120 por ano, sendo um processo para cada semestre. A prioridade de participação é para estudantes concluintes ou que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas ou com bolsas em escolas particulares. As aulas têm duração de 14 semanas e são realizadas de forma online pelo ambiente virtual Moodle.

Endereço: Udesc Campus Laguna, Rua Coronel Fernandes Martins, nº 270, Bairro Progresso - Laguna (SC).
E-mail: ana.inacio@udesc.br
Telefones: (48) 3647-7897 e 7911
Instagram