Pré-Enem Municipal de Porto Velho

Pré-vestibular é mantido pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho
Por Adriano Lesme

Aulas são realizadas em escolas públicas de Porto Velho
Aulas são realizadas em escolas públicas de Porto Velho
Crédito da Imagem: Wesley Pontes
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Desenvolvido em 2008 pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Porto Velho, em Rondônia, Pré-Enem PVH visa auxiliar jovens e adultos de baixa renda, que não possuem condições de pagar um cursinho particular, a ingressar no ensino superior. As aulas são gratuitas.

Quando criado, o cursinho era chamado de Projeto Superação. Em 2018 alterou para Pré-Enem PVH ou Pré-Enem Municipal de Porto Velho.

Tópicos deste artigo

Inscrição

Podem se inscrever estudantes de escolas públicas que estejam concluindo ou já terminaram o Ensino Médio e que residam ou trabalhem próximo a um dos seis polos. Bolsistas de colégios particulares também podem se candidatar.

As inscrições, geralmente, abrem em fevereiro. Os interessados devem comparecer a uma das escolas polos com documentos pessoais e escolares, foto 3x4 e comprovante de endereço. Em 2022 foram oferecidas 350 vagas.

Os estudantes são selecionados levando em conta os seguintes critérios: renda mensal per capta de até três salários mínimos; ser aluno da rede pública de ensino ou bolsista em instituição privada; residir em Porto Velho e não possuir nível superior.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Muitos alunos do pré-vestibular são trabalhadores que estão sem estudar há vários anos. Por isso, para facilitar o acesso e a permanência deles até o final do curso, os polos de atendimento são localizados em diferentes pontos da cidade, nos seguintes endereços:

  • Escola Pedro Batalha – Rua Alba, 5972, Bairro Aponiã

  • Escola Vôo da Juriti – Rua Antônio Braga Moreira, 2833, Bairro JK I

  • Biblioteca Viveiro das Letras – Av. Jatuarana, Cohab

  • Biblioteca Francisco Meirelles – R. Dom Pedro II, 826, Centro

Aulas

O cursinho dura oito meses, sendo as aulas ofertadas de segunda a sexta-feira das 19h às 21h30, a partir de março até a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O material e uniforme são fornecidos pela prefeitura. Palestras e aulões também acontecem aos finais de semana.

Todas as aulas são gratuitas e ministradas por professores da rede municipal de ensino de Porto Velho e estagiários da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Telefone: (69) 3901-3362
E-mail: prevestpvh@gmail.com
Facebook
Instagram