CapJovem

Criado em 2002, o CapJovem oferece 42 vagas por ano para estudantes de baixa renda da rede pública.
Por Wanja Borges

Mais de 600 estudantes já passaram pelo projeto nesses 13 anos de história
Mais de 600 estudantes já passaram pelo projeto nesses 13 anos de história
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Ajudar estudantes de baixa renda da rede pública de ensino a conquistar aprovação em processos seletivos de universidades públicas. Esse é o objetivo do Programa de Capacitação de Jovens (CapJovem), cursinho pré-vestibular gratuito criado em 2002 pela Fundação Instituto de Administração (FIA), em São Paulo.

A iniciativa é voltada para estudantes que cursaram todo o Ensino Fundamental e Médio na rede pública ou em instituição privada na condição de bolsista integral, com idade entre 17 e 23 anos, renda bruta familiar mensal máxima de um salário mínimo e meio por morador e que concluíram ou concluirão o Ensino Médio em 2015.

Processo Seletivo

Normalmente, as inscrições acontecem nos meses de setembro e outubro, pelo site do projeto. Os inscritos passam por uma prova de conhecimentos gerais, constituída por 40 questões objetivas sobre Matemática, Português, Física, Química, História, Geografia, Biologia e Inglês, e outras sete questões dissertativas das mesmas disciplinas, exceto Língua Estrangeira. 

Os candidatos são submetidos, ainda, a comprovação da condição socioeconômica através de formulário e documentações específicas, dinâmica de grupo e entrevista. As informações sobre a seleção são enviadas para o e-mail do candidato. Anualmente, são ofertadas 42 vagas. Nesses 13 anos de história, mais de 600 estudantes já passaram pelo CapJovem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aulas

As aulas ocorrem entre os meses de janeiro e novembro, em período integral, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h10. Além de materiais gratuitos, os vestibulandos contam com vale-transporte, alimentação (café da manhã/almoço/lanche da tarde), uniforme e orientação psicopedagógica e psicológica.

O projeto é realizado pela Comissão de Gestão de Projetos Sociais da FIA, em parceria com diversas organizações, e coordenado pelo Prof. Dr. Almir Ferreira de Sousa. O corpo técnico é formado por psicóloga e psicopedagoga e o corpo docente é composto por 15 professores que passam por uma avaliação de desempenho e acompanhamento pedagógico.

CapJovem
Endereço:
Unidade Educacional do Butantã da FIA - Rua José Alves da Cunha Lima, nº 172, Butantã - São Paulo/SP
E-mail: projetos.sociais@fia.com.br / gleices@fia.com.br
Telefone: (11) 3732-3506