#BoraVencer

Instituto Bora Vencer (IBV) oferece aulas para estudantes de baixa renda que desejam se preparar para os processos seletivos da UnB e Enem.
Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O programa #BoraVencer foi criado em 2016 por iniciativa de um grupo de professores, após a Conferência Distrital de Juventude, realizada em 2015, mostrar uma demanda de jovens que precisavam de oportunidades de estudo para o Vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A proposta foi executada pela Subsecretaria da Juventude com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento integral dos jovens e garantir igualdade de acesso à educação para oferecer as melhores opções de formação pessoal e profissional de cada um, tendo como prioridade atender estudantes da rede pública e de regiões com os maiores índices de vulnerabilidade social.

Com três anos de existência o programa acabou perdendo o apoio do governo local e os professores fundadores resolveram transformá-lo no Instituto Bora Vencer (IBV). O instituto atua em parceria com instituições públicas e privadas que tem como objetivo o combate às desigualdades sociais e o comprometimento em fortalecer a educação no país.

O instituto conta com a opção de curso intensivo e aulões. A modalidade intensiva, que é o cursinho popular, oferece material didático, uniforme, lanche e transporte. O aulão é onde os estudantes recebem um reforço de conteúdo com aulas dinâmicas e motivacionais, possibilitando trabalhar o emocional, além de táticas para melhorar o aproveitamento do tempo de estudo e da prova.

Como é feita a seleção?

Os estudantes devem se inscrever de forma on-line durante período aberto em edital. A seleção é feita de acordo com os seguintes critérios:

  • Estar cursando ou ter cursado o Ensino Médio ou EJA em escola da rede pública;
  • Possuir menor renda familiar per capita;
  • Ser beneficiário de algum programa social do governo.

Em caso de empate no argumento final da classificação, os concorrentes são selecionados por ordem de inscrição. O resultado é informado no site, pelo e-mail ou celular cadastrado no processo seletivo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aulas e Vagas

O cursinho tem uma carga horária de 200 horas. Os estudantes têm quatro horas de aula por dia, entre terça-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado, no período vespertino. Eventualmente, aulas podem ser realizados aos feriados para que a carga horária seja cumprida. Os aulões são promovidos durante o período de preparação.

As aulas são realizadas no Instituto Federal de Brasília (IFB), em Samambaia. Cada estudante deve cumprir a frequência mínima de 75% das horas do pré-vestibular para não perder a vaga.

A oferta do #BoraVencer é de 230 vagas. Os estudantes recebem gratuitamente o uniforme e apostila do curso.

Os professores voluntários também compartilham conteúdo gratuito para o vestibular nas redes sociais e pelo WhatsApp, visando contribuir na aprovação do estudante.

Tópicos deste artigo

Bora Vencer

Site: www.institutoboravencer.org
Facebook: facebook.com/institutoboravencerr
Instagram: @institutoboravencerr