O programa #BoraVencer foi criado em 2016 por iniciativa de um grupo de professores, após a Conferência Distrital de Juventude, realizada em 2015, mostrar uma demanda de jovens que precisavam de oportunidades de estudo para o Vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A proposta foi executada pela Subsecretaria da Juventude com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento integral dos jovens e garantir igualdade de acesso à educação para oferecer as melhores opções de formação pessoal e profissional de cada um, tendo como prioridade atender estudantes da rede pública e de regiões com os maiores índices de vulnerabilidade social.
Com três anos de existência o programa acabou perdendo o apoio do governo local e os professores fundadores resolveram transformá-lo no Instituto Bora Vencer (IBV). O instituto atua em parceria com instituições públicas e privadas que tem como objetivo o combate às desigualdades sociais e o comprometimento em fortalecer a educação no país.
O instituto conta com a opção de curso intensivo e aulões. A modalidade intensiva, que é o cursinho popular, oferece material didático, uniforme, lanche e transporte. O aulão é onde os estudantes recebem um reforço de conteúdo com aulas dinâmicas e motivacionais, possibilitando trabalhar o emocional, além de táticas para melhorar o aproveitamento do tempo de estudo e da prova.
Como é feita a seleção?
Os estudantes devem se inscrever de forma on-line durante período aberto em edital. A seleção é feita de acordo com os seguintes critérios:
- Estar cursando ou ter cursado o Ensino Médio ou EJA em escola da rede pública;
- Possuir menor renda familiar per capita;
- Ser beneficiário de algum programa social do governo.
Em caso de empate no argumento final da classificação, os concorrentes são selecionados por ordem de inscrição. O resultado é informado no site, pelo e-mail ou celular cadastrado no processo seletivo.
Aulas e Vagas
O cursinho tem uma carga horária de 200 horas. Os estudantes têm quatro horas de aula por dia, entre terça-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado, no período vespertino. Eventualmente, aulas podem ser realizados aos feriados para que a carga horária seja cumprida. Os aulões são promovidos durante o período de preparação.
As aulas são realizadas no Instituto Federal de Brasília (IFB), em Samambaia. Cada estudante deve cumprir a frequência mínima de 75% das horas do pré-vestibular para não perder a vaga.
A oferta do #BoraVencer é de 230 vagas. Os estudantes recebem gratuitamente o uniforme e apostila do curso.
Os professores voluntários também compartilham conteúdo gratuito para o vestibular nas redes sociais e pelo WhatsApp, visando contribuir na aprovação do estudante.
Tópicos deste artigo
Bora Vencer
Site: www.institutoboravencer.org
Facebook: facebook.com/institutoboravencerr
Instagram: @institutoboravencerr