SiSU e as mudanças para 2024

O SiSU 2024 contará apenas com uma edição no ano e terá mudanças no sistema de cotas
Em 14/12/2023 17h57 , atualizado em 29/12/2023 18h17 Por Lucas Afonso

Estudantes diversos em universidade
Política de cotas do SiSU sofre alteração a partir de 2024.
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O SiSU 2024 contará com importantes novidades que mudarão a dinâmica do processo seletivo do Ministério da Educação (MEC). Entre as mudanças está a realização de apenas uma edição ao longo do ano. Com isso, haverá apenas um prazo para a inscrição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) a cada ano.

Apesar de confirmada a novidade, o MEC ainda não divulgou nenhuma informação ou justificativa sobre essa alteração. O edital do SiSU 2024 já está disponível para consulta. No documento estão disponíveis as datas, regras e orientações aos candidatos.

Outra importante novidade se refere à reserva de vagas. A revisão da Lei de Cotas, concluída em novembro de 2023, definiu mudanças na forma de seleção e distribuição das vagas de cotas, como também incluiu o grupo de quilombolas na legislação.

O mecanismo de classificação foi mudado de forma significativa. Agora, todos os candidatos serão analisados, em um primeiro momento, na modalidade de ampla concorrência. Somente depois é que serão consideradas as oportunidades para cotas.

Isso quer dizer que o programa do MEC terá no próximo ano uma nova configuração que deve afetar o processo de distribuição das vagas na educação pública superior.

Veja também: Não passei no SiSU, o que fazer?

Mudanças nas cotas do SiSU

As mudanças nas cotas do SiSU deve alterar de maneira significativa a composição de estudantes no ensino superior público. Uma vez que todos concorrerão à ampla concorrência primeiro. Mesmo aqueles candidatos que atenderem os critérios de cotas (por exemplo, negros e pessoas de baixa renda), poderão ser classificados se tiverem desempenho suficiente dentro do número de vagas da ampla concorrência.

Com isso, há a possibilidade de uma maior diversidade entre os novos estudantes matriculados em instituições públicas. A proposta apresentada para essa revisão e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 13 de novembro de 2023, permite uma abertura para construir universidades com corpos mais diversos.

A inclusão de quilombolas na lei federal de cotas reforça o que muitas universidades já haviam estabelecidos em seleções próprias. O grupo agora terá acesso a oportunidades reservadas no ensino superior por meio do SiSU.

Uma edição do SiSU por ano

Desde 2010, o SiSU foi realizado em duas edições por ano, uma em cada início de semestre. A partir de 2024, os interessados não terão mais duas chances de inscrição, mas sim apenas uma.

Não é possível projetar agora qual será o impacto e de que forma isso afetará positivamente (ou negativamente?) a realidade de programa e do ingresso em universidades públicas. 

Possivelmente, não haverá uma mudança significativa na quantidade de vagas que serão disponibilizadas. O que deve ocorrer é que a quantidade que antes era oferecida em duas edições, será distribuída em apenas uma. E as universidades devem continuar com a organização de oferecer oportunidades para os dois semestres, mesmo que a inscrição do SiSU ocorra apenas no primeiro. 

Saiba tudo sobre as edições anteriores do SiSU aqui

Como funciona o SiSU?

O SiSU é uma forma de estudantes entrarem para universidades e instituições públicas de ensino superior. Para isso, é necessário que eles façam o Enem mais recente. No caso de 2024, para se inscrever no programa será exigido a realização das provas do Enem 2023.

De forma gratuita e totalmente on-line, ao longo de alguns dias, os estudantes podem se candidatar a vagas de cursos e instituições de qualquer região do país. Nesse sentido, a plataforma ajuda os participantes a disputarem uma oportunidade no curso de desejo, seja onde ele for ofertado.

É possível optar por até dois cursos diferentes, em lugares diferentes. O candidato pode mudar sua escolha dentro do prazo de inscrição quantas vezes quiser. Tudo é feito a partir dos dados da conta gov.br pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. 

As notas de corte são liberadas a cada dia de inscrição a partir do segundo dia. Com ela, os participantes poderão dimensionar suas chances de aprovação, uma vez que ela representa o menor desempenho necessário para conquistar determinada vaga.

Nesse sentido, o SiSU possui características marcantes de flexibilidade na escolha do curso superior. Já que não há restrição de local e mudança de opção de inscrição (desde que seja feito dentro do período de inscrições). 

A liberação do resultado do Enem 2023 está prevista para o dia 16 de janeiro de 2024. 

Saiba também: Nota de corte do curso de Medicina no SiSU