MEC publica datas do SiSU 2024

Sistema de Seleção Unificada oferece vagas em universidades públicas para que fez a última edição do Enem
Em 29/12/2023 13h01 , atualizado em 29/12/2023 13h01 Por Silvia Tancredi

Para se inscrever no SiSU, candidato deve ter feito o Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O MEC divulgou hoje o edital do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2024. No documento, constam as datas, as regras e todas as orientações sobre o programa.

Edital SiSU 2024

O SiSU é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece vagas em instituições de ensino superiores públicas de todo o Brasil, tais como universidades federais, universidades estaduais, institutos federais e centros tecnológicos. 

Somente podem se inscrever no SiSU os estudantes que fizeram a última edição do Enem, uma vez que eles são selecionados pelas notas do exame educacional. Os candidatos podem escolher até duas opções de cursos de graduação.

O SiSU 2024 usará as notas do Enem 2023, que devem ser liberadas no dia 16 de janeiro de 2024. O exame foi aplicado em novembro passado, nos dias 5 e 12, em todo o Brasil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mudanças no SiSU em 2024

Inicialmente, o SiSU contava com duas edições por ano. Mas, de acordo com o MEC, o SiSU somente terá uma edição anual a partir de 2024.

Outra novidade em relação sobre o SiSU para 2024 está relacionada às cotas. Antes, a quantidade de vagas oferecidas a cada edição era divida entre ampla concorrência, ou seja, para todos os estudantes, e em cotas para quem se enquadrasse nas exigências do programa.

Agora, conforme foi anunciado no dia 13 de novembro pelo presidente Lula, todos os candidatos concorrerão, em um primeiro momento, às vagas de ampla concorrência, independentemente se atenderem aos critérios das cotas.

Ainda sobre as mudanças nas cotas do SiSU: agora, a renda exigida para a cota socioeconômica passará a ser de no máximo um salário-mínimo, por pessoa. Também foram incluídos quilombolas no sistema de cotas, seguindo a forma de distribuição que é feita com os demais grupos.

Por fim, além do MEC, ministérios como da Igualdade Racial, Direitos Humanos e Cidadania, Povos Indígenas e a Secretaria Geral da Presidência da República farão o monitoramento da política de cotas.

Mais detalhes podem ser conferidos no Edital do SiSU 2024.

Cronograma SiSU 2024

Confira as datas do SiSU 2024:

Inscrições 22 a 25 de janeiro
Resultados 1ª chamada 30 de janeiro
Matrículas 1º a 7 de fevereiro
Participação na lista de espera entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro
Resultado lista de espera Definidas por Universidade