Redes sociais em época de vestibulares e Enem

Se bem aproveitado, tempo gasto em redes sociais pode ajudar na preparação para provas
Em 25/04/2019 17h13 , atualizado em 25/04/2019 17h40 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As redes sociais surgiram no início dos anos 2.000 com o objetivo de conectar pessoas, ajudá-las a fazer novas amizades, compartilhar acontecimentos com amigos, parentes, etc. 

Com os anos, as pessoas passaram a ficar mais tempo nas redes sociais, seja para ver aquele meme engraçado, seja para se distrair, jogar o tempo fora, literalmente viajar na internet. Alguns até usavam as redes como diários, postando quase tudo o que faziam.

Nos últimos anos, redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, e plataformas de vídeo, como o YouTube, também oferecem conteúdo intelectual, inclusive dicas para jovens que estão estudando para vestibulares e para Enem

Nas redes, você encontra vídeos e textos sobre diversos temas, entre os quais:

    • Aulas didáticas
    • Dicas de estudo
    • Resolução de exercícios
    • Experiências práticas
    • Testes/simulados
    • Notícias relacionadas a vestibulares e Enem
    • Curiosidades
    • Datas importantes
    • Mapas mentais

Cada rede social tem a sua proposta. Mas, sempre vai ter aquela rede que vai ganhar mais a sua atenção. Por exemplo, se você é uma pessoa mais visual, deve se interessar mais pelo Instagram.

Para não perder os posts sobre estudos, basta seguir, curtir ou assinar as redes sociais e as plataformas e ficar atento ao que é postado. Se for algo interessante sobre o que está estudando, é só dedicar alguns minutos para assistir ou ler o conteúdo. 

Aproveite siga as redes do Brasil Escola: YouTube, Facebook, Instagram e Twitter

Outra opção nas redes sociais é buscar determinado tema, com por exemplo, Albert Einstein, e vão aparecer diversos posts sobre o grande cientista. Se você tem dúvidas sobre os quatro porquês, nas redes também há posts sobre o assunto. Para achar mais rapidamente o conteúdo, jogue a hashtag (# e o tema) como #dicasenem, #dicasdeestudo.

Mapa Mental de Chuva Ácida publicado no Instagram do Brasil Escola

O interessante das redes sociais e plataformas de vídeos é a possibilidade de assimilar o conteúdo em pouco tempo. Os stories do Instagram, por exemplo, duram 15 segundos. Assistindo três ou quatro stories, você recebe dicas de estudo, de Geografia, Biologia ou outra disciplina. 

No caso do YouTube, é só procurar um tema de uma matéria, como por exemplo, Cadeias Carbônicas no Enem, ou alguma dica que desperte interesse, como 10 passos para fazer um bom texto dissertativo. O ponto positivo é poder assistir aos vídeos quando, onde e quantas vezes quiser.

Tempo

Do mesmo modo que o tempo nas redes sociais pode ser amigo em época de estudos para vestibular e Enem. também pode transformar-se no seu inimigo se você perder o foco, vendo conteúdos que não caem nas provas, e ficar horas e horas a fio perdendo tempo com assuntos que não vão agregar ao seus estudos.

Por isso, uma boa ideia é se planejar, montar um cronograma de estudos e, inclusive, determinar um tempo específico para as redes sociais. Por exemplo, a cada duas horas, um descanso de 15 minutos. Nesse período, você pode comer algo ou checar as redes sociais.

Há ainda técnicas de estudo, como a Técnica Pomodoro, que é uma forma de gestão de tempo, na qual você estuda 25 minutos e descansa 5. Durante esse intervalo, você pode checar algum conteúdo sobre estudos, que tal?