Só deu Rio de Janeiro!

Em 09/10/2009 18h18 , atualizado em 14/10/2009 11h57 Por Sheila Liz

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Estamos gratos pelo Rio de Janeiro sediar as Olimpíadas de 2016! A escolha da cidade maravilhosa significa o reconhecimento do Brasil como um país inserido nas classes mais altas do mundo.

Além disso, esta decisão, desde o início já se tornaria histórica. É a primeira vez que um país da América do Sul receberá os jogos, símbolo máximo do esporte mundial. E também será a primeira Olimpíada do século XXI que terá como modalidade o rúgbi e o golfe. Mas é só isso que os jogos aqui no Rio representarão? É realmente o orgulho de uma nação à beira do estrelato?            


É a primeira vez que um país da América do Sul vai sediar as Olimpíadas 
 

Vamos levar em conta outros fatores. O político, por exemplo. Há opiniões que sugerem que essa vitória brasileira é um trunfo para a liderança do presidente Lula e que isso poderá ser usado nas campanhas eleitoras do partido.

E o econômico? Serão cerca de R$ 110 bilhões em investimentos, tanto privado quanto público, ao longo de cinco anos. Construções de estradas, estrutura de transportes e telecomunicações, sistemas de segurança, reformas e instalações olímpicas, aumento de oferta da rede hoteleira. Já se sabe que pelo menos 13 empresas espanholas estão interessadas em participar dessas obras.

Mas e a questão social? E os brasileiros em si, o que recebrão com isso? Como disse antes, as opiniões são diversas. Há quem acredite que a realização dos jogos na capital fluminense gerará um custo maior que o lucro. Dizem que estes investimentos deveriam resolver as desigualdades e deficiências históricas brasileiras. Pode ser que, como o Brasil estará mais visível no mercado internacional os acordos, ou mesmo conversações, sobre o petróleo do pré-sal, por exemplo, se tornem de interesse e exploração mundial. Ou a Amazônia.

Os defensores argumentam que as construções serão permanentes. Teremos a reurbanização de áreas decadentes, instalação de equipamentos de cultura e lazer, modernização do transporte, além, é claro, do aumento do turismo e empregos diretos e indiretos. Provavelmente também haverá uma melhora na qualificação profissional, já que são exigidas “condutas internacionais”.


Sediar os Jogos Olímpicos é o orgulho de uma nação

Já foram feitas pesquisas para provar que o retorno dos investimentos será benéfico e muito maior do que foi calculado. A Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (USP) e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas)  mostrou, em estudos, que o retorno será quatro vezes o total do que foi investido e que os benefícios “se irradiarão por um período de dez anos” em diversos ramos.

Não podemos pensar que essas aplicações financeiras destinadas aos jogos serão repassadas inteiramente para as obras. Não é esse o histórico brasileiro. Podemos, é claro, curtir essa vitória e esperar que tudo saia como o planejado. Agora, de acordo com os planos de quem? São muitas as perguntas e as respostas serão dadas a longo prazo, mesmo que já tenhamos “visto esse filme”.

Como você vê essa chance do Brasil de sediar jogos tão importantes? Deixe sua opinião!