Fies: desafios na oferta de financiamento para cursos superiores no Brasil

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já passou por muitas mudanças ao longo de sua história. O Fies Social é a novidade que busca retomar seu papel social
Em 18/03/2024 17h16 Por Lucas Afonso

Estudantes no corredor
Inscrições para o Fies são abertas duas vezes ao ano.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que possibilita financiar cursos de graduação oferecidos por faculdades particulares.

Criado em 2001, por meio da Lei nº 10.260, a iniciativa já passou por diversas mudanças promovidas pelo MEC para aumentar a participação na seleção. A última novidade é o Fies Social, uma reserva de 50% das vagas para estudantes de baixa renda. 

Esses candidatos poderão financiar até 100% de todos os encargos educacionais do financiamento. Antes, essas tarifas não eram cobertas no financiamento e tinham que ser repassadas ao longo do curso.

Para participar do Fies é necessário ter feito qualquer prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010.

Dívidas do Fies

O governo federal lançou no ano passado o Desenrola Fies, com o objetivo de reduzir o número de estudantes que se endividaram por meio do programa.

Segundo balanço do MEC, mais de 1,2 milhão de pessoas se enquadram nos critérios de renegociação de dívidas do Fies e podem renegociar com o banco financiador (Caixa ou Banco do Brasil) até 31 de maio.

Entretanto, desse total apenas 227 mil já fizeram a renegociação dos valores. Lembrando que o Desenrola Fies contempla contratos firmados até 2017 com débitos em 30 de junho de 2023.

Financiamento ou bolsa de estudo?

Diante da realidade conturbada do Fies, surge um questionamento: será que não seria melhor o governo investir em bolsas de estudo do que o financiamento estudantil?

O que ocorre com o Fies atualmente é um cenário de dívida. Muitos que se formam pelo programa, não conseguem vaga no mercado de trabalho e com o passar do tempo acumulam dívida no pagamento das mensalidades do financiamento. 

O investimento em bolsas de estudo por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) pode ser uma alternativa à continuidade do Fies. É perceptível que o governo busca de diferentes formas sustentar o programa que já tem dado sinais negativos.

Desafios do Fies

Entre as mudanças que o Fies sofreu ao longo do tempo, está a possibilidade de financiar o curso a juros zero, como também ampliar o programa para pessoas que possuem renda maior. Entretanto, esta última não durou muito tempo e atualmente, a iniciativa beneficia apenas quem ganha até três salários mínimos.

Com o Fies Social, o governo busca mais uma vez ampliar a participação no programa, bem como retomar o papel social da iniciativa.

A intenção é que pessoas de baixa renda tenham melhores condições para financiar a faculdade e consequentemente, ingressarem no ensino superior.

Fies 2024

O Fies 2024 está com prazo aberto para as inscrições da primeira edição até às 23h59 desta segunda-feira (18). O resultado da pré-seleção sairá no próximo dia 21.

Os candidatos pré-selecionados deverão confirmar as informações prestadas na inscrição entre os dias 22 e 26 de março.

Aqueles que não foram aprovados serão inscritos automaticamente na lista de espera do programa. As instituições divulgarão o resultado da lista de espera entre os dias 28 de março e 30 de abril.

Saiba tudo sobre o Fies, o que é e como funciona o programa nesta página.