Especial Vestibular Unicamp 2013

Em 06/11/2012 17h33 , atualizado em 09/11/2012 16h40 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Tem início no próximo domingo, 11 de novembro, o Vestibular 2013 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mais de 67 mil vestibulandos são esperados para a primeira fase, um recorde. Como de praxe, o Brasil Escola preparou um guia com tudo que você precisa saber sobre um dos processos seletivos mais concorridos do país. Lembrando que este ano também vamos fazer a correção comentada da primeira fase em tempo real, a partir das 18h30 de domingo.

Concorrência

Medicina é o curso mais concorrido do Vestibular 2013 da Unicamp, com 127,3 candidatos por vaga. Em seguida, aparecem os cursos de Arquitetura e Urbanismo, com 97,1 inscritos por vaga, Engenharia Civil (51,9), Engenharia Química (44,7), Comunicação Social e Midialogia (44,6), Ciências Biológicas (36), Engenharia de Produção (34,3), Geologia (31,1) e Engenharia Mecânica (26,1). Acesse a concorrência completa.

A primeira fase

Esta etapa é composta pela Redação, em que o candidato deverá produzir dois textos de gêneros diversos, e pela Prova de Conhecimentos Gerais, com 48 questões objetivas de múltipla escolha.

Horário

As provas serão aplicadas a partir das 13h, com duração mínima de 3h30 e máxima de 5h. O acesso aos locais de provas será permitido a partir das 12h, horário local e não o horário de Brasília. Portanto, nas cidades de Fortaleza e Salvador as provas começarão depois.

O que levar

Os candidatos deverão levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, uma foto 3x4 tirada em 2012 (com nome e número de inscrição anotados no verso), caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente, lápis preto, borracha, uma pequena régua transparente e compasso. Um relógio analógico poderá ser usado para controlar o tempo.

O que não levar

Celular e outros equipamentos eletrônicos são proibidos, assim como relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. A Unicamp reforça que os candidatos que forem pegos com celular durante as provas, mesmo que desligado e/ou sem bateria, será eliminado. No vestibular do ano passado, 50 candidatos foram desclassificados por porte de celular.

Segunda fase

O resultado da primeira fase será divulgado em 21 de dezembro, juntamente com o ensalamento para a próxima etapa. A segunda fase está agendada entre 13 e 15 de janeiro de 2013 e será composta por 72 perguntas discursivas.

Os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música terão que realizar também testes de habilidades específicas, entre 21 e 24 de janeiro, em Campinas. O resultado final do Vestibular 2013 da Unicamp é esperado para 04 de fevereiro, às 14h.

Por Adriano Lesme