Como estudar para o vestibular? Qual o melhor método?

Orientador Educacional Leonardo Richter apresenta um passo a passo do que fazer para estudar para o vestibular
Em 12/03/2020 14h53 , atualizado em 12/03/2020 14h55 Por Oficina do Estudante

Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Antes de mais nada é preciso saber que métodos de estudo variam e não existe apenas uma forma correta de estudar. Cada aluno identifica qual o melhor método pra ele. E o resultado na prova é o indicador se o caminho que escolheu está correto ou necessita de modificação e aprimoramento.

Com isso em mente, o aluno necessita criar o hábito de estudar um pouco todos os dias. Ou seja, não deve deixar para estudar TUDO no dia que antecede a prova. Com essa rotina diária de estudo, conseguirá sanar as dúvidas antecipadamente. E, assim, vir preparado para a tão ‘temida’ avaliação.

Mas como fazer isso? Assistindo a vídeoaulas ou comparecendo a plantões de dúvida.

Escolha do local

Antes de começar a estudar, é preciso escolher um local adequado. Se preferir ficar em casa, escolha um lugar calmo. Fique distante de televisores e celular ligados, e evite estudar deitado(a). A biblioteca e a sala de estudo são locais preparados e ideais para manter o foco e a concentração.

Leia também: Como ter sucesso no vestibular estudando em casa

Leonardo Richter
Leonardo Richter é Orientador Educacional do
Cursinho e Colégio Oficina do Estudante
Crédito: Oficina do Estudante

Tenha um plano

Programe-se! E, depois, siga fielmente esse plano. Imprima o cronograma semanal e deixe visível onde você estuda.

Aprenda a montar seu próprio cronograma de estudo

Faça intervalos

Além disso, é importante que o cérebro tenha um descanso a cada uma hora seguida de estudo. Para tanto, descanse 5 minutos. Aproveite para ir ao banheiro e/ ou tomar água.

Tire suas dúvidas

Acesse portais confiáveis, como o TV Oficina e o Brasil Escola. Compareça também aos plantões de dúvida do colégio/cursinho. Isso porque outros professores explicando o mesmo tema o ajudará muito.

Estude em grupo

Por fim, estude com outras pessoas. O intuito é um ajudar/explicar pro outro. Assim há mais motivação. Discutir a matéria entre colegas é saudável, mas lembre-se de não fugir do tema proposto. Caso contrário, é melhor mesmo estudar sozinho(a).

Lembre-se: se você REALMENTE estudou e não possui dúvidas sobre o conteúdo aplicado em sala de aula, não há o que temer.

Tenha uma excelente prova!