Câmara prevê votar lei que proíbe trote violento ainda esta semana

Em 17/02/2009 12h36 , atualizado em 17/02/2009 13h44 Por Wanessa de Almeida

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Em caráter de urgência, a Câmara dos Deputados deve votar ainda esta semana um projeto de lei que transforma em crime o trote violento. O assunto, que tramita na casa desde 1995, voltou à tona depois dos episódios registrados nos últimos dias. Veja mais sobre o assunto no Fórum do Brasil Escola.

O novo texto para ser votado no plenário foi concluído ontem (16) pelo deputado maranhense Flávio Dino (PcdoB). Se aprovado, o trote poderá ser ser enquadrado como constrangimento ilegal, lesão corporal e homicídio. Além disso, as universidades serão responsabilizadas em casos de atos do tipo serem praticados dentro de suas dependências.

As instituições serão obrigadas ainda a processar os veteranos que praticarem violência contra calouros e terão que providenciar segurança para seus novos universitários. Quem descumprir a norma terá que pagar uma multa, que ainda não foi estabelecida pelo deputado.

A proposta não proíbe o trote, mas estabelece que serão permitidos apenas os que tiverem objetivo social e de cidadania.

E você? Acha que a nova lei pode funcionar? Os trotes violentos serão coibidos se a nova regra for aprovada? Não deixe de opinar!