Aconteceu: Semana agitada no Brasil e no mundo! Confira os destaques!

Em 25/02/2008 12h02 , atualizado em 25/02/2008 12h04 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A semana passada foi de notícias quentes no Brasil e no mundo. Assuntos polêmicos envolvendo política, grandes líderes mundiais, declarações de independência e até mesmo espionagem.
Não marque bobeira e fique por dentro do que está acontecendo no mundo aqui, no Blog na Redação do Vestibular Brasil Escola. Afinal, um desses assuntos pode ser o tema do seu Vestibular e você não vai querer “boiar” na hora da prova, né?

Brasil
→Roubo de Equipamentos da Petrobrás

Nesta semana o Brasil e o mundo ficaram sabendo do roubo de equipamentos da Petrobrás, no mês de janeiro, no interior de São Paulo. A lista de equipamentos roubados incluía 04 laptops, dois discos rígidos, e dois pentes de memória (além de outros equipamentos de menor importância).

A polêmica gira em torno das informações contidas nestes equipamentos: dados sobre a sonda de perfuração NS-21 (conhecida como Ocean Clipper) que levaram à descoberta do Campo de Júpiter, uma imensa reserva de gás natural situada nas proximidades de Bacia de Santos. O Campo de Júpiter pode levar o Brasil à auto-suficiência do gás natural.

A Polícia Federal, responsável pela investigação, informou que, pela natureza dos equipamentos roubados, o caso pode figurar uma possível “espionagem industrial”. A PF está investigando e interrogando os funcionários da Petrobrás e da Halliburton, empresa responsável pelo transporte dos contêineres que continham o material roubado.

E você? O que acha do roubo de equipamentos da Petrobrás? Será mesmo um caso de “espionagem”? Será que a possível auto-suficiência brasileira em gás natural pode ter provocado o roubo destas informações? Opine!

Mundo
→A renúncia de Fidel

Fidel Castro, líder e Presidente do Conselho de Cuba por 49 anos, renunciou à uma possível reeleição nesta semana, em Havana. Devido a seu estado de saúde (Castro tem sério problema de origem intestinal) ele estava afastado do poder desde 2006, quando deu lugar à seu irmão, Raúl Castro, para que o substituísse.

Raúl foi eleito ontem o novo Presidente do Conselho de Cuba e já anunciou mudanças e diminuição de restrições para o povo no país. Mas Raúl disse também que sempre ouvirá a opinião do irmão Fidel, que continuará como chefe do Partido Comunista.
A grande dúvida de cubanos e líderes mundiais é o que muda em Cuba com a saída de Fidel. Veja mais sobre a renúncia de Fidel e o futuro de Cuba clicando aqui.

Outro destaque mundial foi a declaração de independência de Kosovo. Mas este é um tema que discutiremos essa semana aqui, no Blog da Redação. Então, fique ligado!