Aconteceu: Destaques do noticiário da semana!

Em 12/01/2008 11h05 , atualizado em 12/01/2008 11h06 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Olá!
Uma das atividades do nosso blog será, semanalmente, destacar algumas notícias que foram destaque no Brasil e no Mundo durante a semana. Tudo isso para que você fique atento ao que de mais importante está acontecendo e que, pode, futuramente, vir a ser assunto de questões ou tema de Redação em Vestibulares no meio e no final do ano. Não deixe de ler e comentar! Deixe sua opinião sobre o assunto e tire suas dúvidas!

Mundo
→ Colômbia
No dia 10 de janeiro as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) libertaram duas importantes reféns: a ex-candidata à vice-Presidência da Colômbia Clara Rojas e a ex-parlamentar Consuelo González de Perdomo. Clara estava presa desde 2002 e, no cativeiro, teve um filho (supostamente de um seqüestrador), o menino Emmanuel, encontrado em um orfanato em Bogotá, na Colômbia.
Clara e Consuelo faziam parte de um grupo de cerca de 800 reféns em poder das Farc e por volta de 45 presos considerados “importantes”, por serem políticos ou militares colombianos ou de outros países. A intenção das Farc é trocar esses reféns por alguns dos cerca de 500 guerrilheiros presos.
A ex-candidata à Presidência da Colômbia, Ingrid Betancourt, presa com Clara Rojas em 2002, ainda está em poder dos seqüestradores e figura como uma das reféns mais importantes.
Destaque para a participação do Presidente da Venezuela Hugo Chávez, que trabalhou como mediador entre as negociações das Farc com o governo colombiano, mas acabou gerando discórdia e problemas diplomáticos entre os dois países.

Saiba mais sobre as Farc e entenda como foi a negociação para a entrega das duas reféns.


Brasil
→ Febre Amarela
As autoridades de saúde do Brasil estão em alerta com o surto de Febre Amarela que está acontecendo em alguns estados do país. O primeiro caso de morte pela doença foi confirmado ontem em São Paulo. A vítima, uma mulher, teria contraído a doença durante viagem de ecoturismo que fez ao Mato Grosso do Sul. No Centro-Oeste do Brasil a população de estados como Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso está se prevenindo desde o início de dezembro de 2007, quando começaram a aparecer os primeiros macacos mortos com a doença.
Várias cidades do estado de Goiás são consideradas zonas endêmicas da doença que também é espalhada pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a Dengue.
A vacinação contra a Febre Amarela está acontecendo em postos de saúde em várias cidades do Brasil (até mesmo onde não houve focos da doença), e a imunização da vacina tem validade por 10 anos.
Os médicos indicam a todos que não lembrarem da data da última vacinação que não fiquem na dúvida e reforcem o organismo pois a Febre Amarela é uma doença fatal.

Conheça melhor a Febre Amarela.