Academia Brasileira de Letras atualiza vocabulário depois de mais de 10 anos e inclui palavras como 'feminicídio' e 'sororidade'

Foram incluídas mil entradas novas, totalizando o total de 382 mil entradas no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp).
Em 28/07/2021 11h33 , atualizado em 28/07/2021 15h17 Por Érica Caetano

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou na última semana, a sexta edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp). O mesmo não era atualizado desde 2009. Depois de tanto tempo sem nenhuma nova atualização, foram incluídas mil entradas novas, totalizando o total de 382 mil entradas no Volp.

Além do grande período sem novas atualizações, o que chama a atenção são as palavras que foram acrescentadas.

Dentre elas, estão: "feminicídio", "sororidade", "negacionismo" e "pós-verdade", além de "crossfit", e outras relacionadas à pandemia de Covid-19, como "home office", "lockdown" e o próprio nome da doença, grafado com letra minúscula ("covid-19") pela Academia.

Vale lembrar que é possível encontrar a grafia destas palavras de forma on-line.

Como é feita a escolha das palavras?

A Academia informou que muitos desses acréscimos estão relacionados aos novos termos originados do desenvolvimento científico e tecnológico, às palavras surgidas no contexto da pandemia do novo coronavírus, por exemplo.

Mesmo com a lacuna de 12 anos sem atualização, a ABL já vinha trabalhando nos últimos anos reunindo vocábulos seja de textos literários, científicos e até jornalísticos, ou até mesmo recebidos como sugestão de inclusão.

Com o grande volume de palavras que passaram a fazer parte do cotidiano da língua e a necessidade de corrigr algumas falhas tipográficas e inserir informações adicionais, foi necessário realizar a atualização e, ao mesmo tempo, ficar em dia com a evolução da língua, refletindo as mudanças da nossa sociedade.

Conhece todos os significados dessas palavras?

Veja abaixo a definição de algumas das palavras agora incluídas oficialmente em nosso vocabulário:

  • Feminicídio: delito de homicídio praticado contra mulher decorrente de violência doméstica ou familiar e/ou por motivo de menosprezo ou discriminação de gênero. No Brasil, há até lei para o crime, a qual foi sancionada em 2015.

  • Sororidade: sentimento de irmandade, empatia, solidariedade e união entre as mulheres, por compartilharem uma identidade de gênero; conduta ou atitude que reflete este sentimento, especialmente em oposição a todas as formas de exclusão, opressão e violência contra as mulheres.

  • Lockdown: refere-se ao bloqueio total de uma região, imposto pelo Estado ou pela Justiça. É a medida mais rígida adotada durante situações extremas como uma pandemia.

  • Home office: no Brasil, quer dizer trabalhar de casa. A expressão no idioma inglês seria o equivalente a "work from home". Literalmente, em inglês, "home office" significa "escritório de casa". 

  • Pós-verdade: informação ou asserção que distorce deliberadamente a verdade, ou algo real, caracterizada pelo forte apelo à emoção, e que, tomando como base crenças difundidas em detrimento de fatos apurados, tende a ser aceita como verdadeira, influenciando a opinião pública e comportamentos sociais. Também pode ser um contexto em que asserções, informações ou notícias verossímeis, caracterizadas pelo forte apelo à emoção e baseadas em crenças pessoais, ganham destaque, sobretudo social e político, como se fossem fatos comprovados ou a verdade objetiva.

  • Sororidade: sentimento de irmandade, empatia, solidariedade e união entre as mulheres, por compartilharem uma identidade de gênero; conduta ou atitude que reflete este sentimento, especialmente em oposição a todas as formas de exclusão, opressão e violência contra as mulheres.

E você? O que achou da inclusão dessas palavras oficialmente em nosso vocabulário? Conte nos comentários!