A ida do homem à Lua: conquista ou fraude?

Em 05/08/2010 10h28 , atualizado em 07/08/2010 09h55 Por Gabriele Pires Alves

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Há quem não acredite que o homem tenha pisado na Lua. O site intitulado A fraude do século levanta uma série de indícios de que o feito histórico não passaria de uma fraude muito bem arquitetada, porém, repleta de erros.

Segundo a versão oficial, Neil Armstrong foi o primeiro homem que teria tocado a superfície lunar, em 20 de julho de 1969, dizendo a célebre frase "Este é um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade". O então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, havia prometido em 1962 que o país mandaria uma missão tripulada com segurança à Lua antes do final da década. Tudo não teria passado, então, de uma grande farsa? Ou seria esse mais um alarde dos teóricos da conspiração?

Quatro décadas depois, dados coletados por diversos pesquisadores reforçam a corrente daqueles que não acreditam que o homem foi à Lua. Análises de fotos mostram sombras em diferentes direções, enquanto que, num local onde a única fonte de luz é o Sol, todas as sombras deveriam ser paralelas, estar na mesma direção. A NASA explica que irregularidades no terreno podem fazer com que passemos a ver uma sombra para uma direção e outra sombra para outra direção.

Qual seria o tamanho real da Terra vista da Lua? Numa única página existente no site da NASA estão as duas fotos abaixo. A primeira foto mostra o tamanho da Terra mais próximo do real, já a segunda apresenta o tamanho da Terra vista da Lua menor que o tamanho da Lua vista da Terra. Dentre os diversos treinamentos pelos quais os astronautas passaram, diz a NASA, eles fizeram também cursos de fotografia e teriam utilizado várias lentes especiais como as lentes objetivas que, dentre outras funções, poderiam aumentar ou diminuir os objetos a serem fotografados.

 As imagens mostram diferentes tamanhos da Terra vista da Lua

Outro problema é a pegada deixada pelo homem na Lua. É preciso que haja umidade do ar para que se forme a marca de uma pegada. No entanto, na Lua não tem ar, nem de longe umidade do ar. A pouca gravidade da Lua não deixaria a poeira abaixada e tão bem definida. Uma pegada, na Lua, poderia se desmanchar assim que a bota do astronauta levantasse do chão. Para esse questionamento a NASA explica que as partículas de poeira lunares têm os cantos totalmente irregulares fazendo com que, ao serem pressionados, um grão de poeira gruda em outro formando, assim, as pegadas na Lua.

Não poderíamos deixar de citar a bandeira dos Estados Unidos tremulando na Lua, num local onde não há atmosfera. Se não há atmosfera, não há vento, então como ela poderia tremular? Segundo a NASA, o fato se deu devido aos astronautas estarem a manipulando nos momentos em que a bandeira era fotografada ou filmada fazendo com que, desta forma, parecesse que havia vento na Lua.

Por quê?

A União Soviética estava à frente dos Estados Unidos na corrida espacial, tendo enviado, em 12 de Abril de 1961, Yuri Gagarin à órbita terrestre a bordo da nave Vostok I. A foto da Terra vista do espaço e a frase "A Terra é azul" deram grande impulsão ao bloco comunista. Os Estados Unidos, no auge da Guerra Fria, vendo que estavam ficando para trás, teriam resolvido dar um golpe.

Um ano antes da suposta ida do homem à Lua, Stanley Kubrick lançou o filme 2001 - Uma Odisséia no Espaço, com efeitos especiais nunca vistos antes na história do cinema, que renderam um Oscar ao diretor. Esses efeitos especiais poderiam ser utilizados pelos Estados Unidos para forjar uma viagem do homem à Lua.

Após o feito, os grandes investidores internacionais iriam querer instalar o seu dinheiro no país mais evoluído tecnologicamente do mundo e não deu outra, os Estados Unidos viraram a mega potência que é nos dias atuais.

E você vestibulando, que argumentos utilizaria em uma Redação de vestibular para contestar ou afirmar a ida do homem à Lua? Não deixe de participar!