As mulheres vêm lutando por seus direitos há anos e mesmo assim existe um grande preconceito quanto à a elas. São salários menores, grandes incidências de abusos sexuais, entre outras questões que as afligem. Vivemos em um país democrático, mas infelizmente as mulheres não possuem uma voz ativa forte em nossa sociedade.
Nos noticiários, constantemente presenciamos agressões contra a “parcela mais frágil da sociedade”(,) como a violência doméstica, porém atualmente esses fatos não ficam mais escondidos, com a intenção que a justiça seja feita. Entretanto, nem sempre elas são realmente protegidas e acabam sendo mortas por seus agressores depois de os denunciarem.
Existem também, os casos de estupros que sensibilizam e traumatizam àquelas que são violentadas. São mulheres estudantes ou trabalhadoras, que muitas vezes chegam tarde em casa e(,) pela escassa iluminação das ruas e avenidas(,) são surpreendidas por esses cruéis agressores, que acabam ficando impunes por demorarem a serem encontrados. Por isso, se tornam pessoas tristes e assustadas por esses acontecimentos.
Nosso país é Governado por uma presidente, mas isso não torna as mulheres mais valorizadas ou reconhecidas, o fato de sermos governados por uma presidente é motivo de orgulho por ter sido um fruto do grande esforço da esfera feminina da sociedade.
Logo, o Governo deve agir com Leis mais severas, para que esses agressores sejam penalizados no ato do crime, para que esses atos acabem ou ao menos diminuam. Deve-se também ter mais divulgação em propagandas e outdoors, para que aqueles que cometem tais crimes se sintam intimidados com a divulgação das penalidades.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando elementos atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |