Sete em cada dez mulheres sofrem algum tipo de violência no mundo, o que é algo assustador. Embora essas tenham alcançado grandes vitórias ao longo dos anos, infelizmente ainda há muita desigualdade de gênero, principalmente no Brasil. No qual, os baixos salários em relação aos homens e os altos índices de violência e estupro no país, são os principais fatores contribuintes dessa realidade.
Desde outrora, as mulheres vêm buscando seu espaço no mundo, no qual e tem crescido o número dessas no mercado de trabalho. Todavia, apesar de possuírem os mesmos cargos que os homens, ainda possuem recebem salários mais baixos, tornando-se algo inadmissível numa sociedade contemporânea democrática, principalmente por haver uma presidenta feminina no poder, demonstrando nitidamente a capacidade dessas em exercer qualquer função na sociedade.
Ademais, ainda existem muitos índices de violência contra as mulheres, que sentem-se inseguras a todos os momentos, seja em casa sofrendo agressões de seus companheiros, que ainda possuem o pensamento patriarcal tratando-as como sua propriedade, (;) ou nas ruas correndo risco de serem estupradas e violentadas. Isso ocorre por não possuírem a segurança necessária, uma vez que não há investimentos por parte do governo para que a lei Maria da Penha funcione adequadamente, fazendo com que sintam-se desprotegidas e amedrontadas.
Portanto, diante desse cenário fica claro, que ainda existe muito machismo no país, que se dá por persistir uma grande desigualdade de gênero. Dessa forma, a fim de salientar sanar essa situação, o governo deve criar políticas públicas com o intuito de promover a igualdade entre homens e mulheres, assim como fortalecer as leis existentes como a Maria da Penha.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e ao emprego de pronomes relativos.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva, coerente e crítica. No entanto é possível organizar melhor o raciocínio, tornando-o mais claro, além de explorar dados atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |