O machismo pode ser entendido como a superioridade atribuída ao sexo masculino em detrimento do feminino. Sendo assim, mesmo com os significativos avanços no que se diz respeito à igualdade de gênero, a violência, a disparidade nos salários e a pouca representatividade da mulher na sociedade mostram que ainda há muito a ser melhorado.
Segundo dados do IPEA ( Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mais de 500 mil casos de estupro ocorrem no Brasil, e desses cerca de 80% são contra mulheres. Além disso, cresce a violência física e psicológica, sendo essa última a mais prejudicial(,) por atingir o bem estar do indivíduo. Prevendo a penalização aos agressores dessas, há no país a lei Maria da Penha, todavia a maior parte dos casos não são denunciados, talvez por medo de que algo as aconteça ou por desacreditarem no cumprimento da norma.
Mesmo com uma mulher no poder, ainda é mínima a representatividade dessas na sociedade, tanto é que há poucas em cargos políticos. Ademais, uma das formas atuantes do machismo é a disparidade nos salários, o masculino ultrapassa cerca 24% o feminino no mesmo cargo, segundo dados da ONU. Tal situação tem resquícios da antiguidade, na qual o papel dessas se restringia apenas a procriar e cuidar da família.
Assim, percebe-se que houve um significativo avanço no papel social da mulher, (;) não obstante a desigualdade, a violência e o machismo ainda atuam fortemente. Cabe ao governo fortalecer as leis existentes para o amparo a essas, bem como promover a igualdade de direitos perante a sociedade. Ademais, deve-se criar campanhas contra essa cultura de superioridade do homem para que haja a desconstrução da opressão sobre o sexo feminino.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à concordância de número (singular e plural).
Bom texto! Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e com exposição de dados relevantes sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |